18 de setembro de 2008

PARA FAZER A SUA PARTE...

... DE MANEIRA SIMPLES E DESCOMPLICADA!

Vivemos em um mundo que sabemos estar condenado da forma que vai, que sabemos o que é preciso fazer para reverter este quadro, mas que não fazemos por pura preguiça ou desconhecimento. Bom, para sua preguiça a solução é "chicotada no lombo"! heheheeh Mas para seu desconhecimento, falta de informação fácil, prática, rápida e eficaz, eu posso dar a minha contribuição.
  1. Economize sempre em tudo: nas sacolas do supermercado, no papel higiênico que vc usa, na água do banho, na sola do seu sapato, etc. Tudo vem de algum lugar, quase sempre poluindo, desmatando, consumindo energia para ser feita ou tudo isto junto. Tudo que vc poupar vai fazer bem a seu bolso e a natureza vai agradecer.
  2. Ande ou pedale: faz bem para sua saúde, economiza gasolina, pneu, óleo, água. Não deixa CFC´s do ar condicionado destruir a camada de ozônio, melhora seu fôlego e o ar que vc respira. Use seu carro apenas em casos mais extremos, com muitas pessoas ou em dias de muita chuva, muitos pontos de parada distantes, etc. Apenas para ir ao trabalho ou a escola? Vá de bike!
  3. Separe seu lixo: Se vc ainda não cansou de tomar "chicotada no lombo" e deixou de ser preguiçoso, compre outra lata de lixo e separe pelo menos o lixo orgânico do lixo reaproveitável [latas, vidros, papeis, plásticos]. Isto vai manter o lixo limpo e reduzir as despesas da reciclagem.
  4. Promova a reciclagem no seu prédio: Vcs ainda não tem coleta seletiva? Porque não? Vcs não tem filhos ou sobrinhos para quem deixar o planeta mais limpo do que encontrou?
  5. Prefira roupas clássicas: Abdique da moda. Prefira o clássico. Tudo que é clássico permanece ao longo do tempo. Exemplo? O tubinho preto! QQ mulher tem um no armário. Estabeleça uma relação de roupas clássicas e fique com elas. Isto sim é atitude!
  6. Recicle suas roupas: A camisa de manga comprida encheu? Corte as mangas e tinja em casa. Ela recicla legal! É fácil e rápido. Experimente usar a mesma cor para tingir roupas de diversar cores. O efeito final combina as cores e parece que você trocou o armário todo! E não esqueça de reciclar as mangas como panos de limpeza. A camiseta furou debaixo do braço, corte as mangas e transforme numa regata! Lembre que o algodão e os corantes vêm da natureza. A energia para processá-los tb.
  7. Sorria, mesmo nos momentos críticos: Economize seu mau humor, carregue-se de endorfinas e fique com um ar de pateta, mesmo que o mundo esteja vindo abaixo. Se ele vier mesmo abaixo, vai ser muito mais fácil subir se você mantiver uma atitude positiva.
  8. Policie o patrulhamento egoísta: São aquelas pessoas que ainda pensam viver em um mundo limpo, abundante e que vivem puramente para si. Muitas gostam de ridicularizar pessoas que pensam no resto do planeta. Para estas, só policiando - "Faz porque pode? Vc pode hoje! Daqui a algum tempo, não vai mais ter, nem que queira ou possa pagar. E seus filhos com certeza não terão! Atualize-se!!"
Vou pensar em mais algumas e depois eu posto. Se vc tiver mais idéias, comente este post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010