27 de abril de 2009

LEMBRETES PARA OS MOTORISTAS!

QUE BOM SERIA SE PUDESSÉMOS VOAR!
Prenda esta imagem no parabrisa de seu carro e reveja-a toda manhã antes de pegar o trânsito!


Partamos de alguns erros que você, motorista de veículos automotores, vive cometendo:
  1. Vc está convicto de que as bicicletas são um atrapalhação para o trânsito e por isto as odeia;
  2. Experimentou pessoalmente que, por razões ignoradas, a bicicleta confere ao ciclista o dom da invisibilidade, de forma bem superiora aquele que possuem os pedestres;
  3. Nos raros casos em que vc percebe a presença do ciclista e da bicicleta, vc está convencido de que somos imateriais e podemos passar através de outros corpos sólidos sem quebrar ou deformar nada, como o capô de seu automóvel.
Agora vamos desenvolver melhor estes conceitos fundamentais.

As vielas - Nas ruas estreitas, não invistas contra mim porque não consegues me ultrapassar e faço você perder tempo atrás de mim. E se eu fosse um outro automóvel maior e mais pesado que te roubasse a única vaga disponível, a tua vaga? Quanto tempo você ia perder procurando outra vaga onde possas para deixar o carro?

O tráfego - Agradeça mentalmente a todos aqueles que resolvem romper com a tradição e andam de bicicleta, já que economizamos emissão de gases do efeito estufa e sobretudo, deixamos um pouco mais de espaço para que ônibus, motocicletas e automóveis, como o teu, possam se mover. Imagina como seria chato se ao invés daquelas bicicletas todas, fossem outros carros?

A ultrapassagem - Quando me ultrapassar veja se deixa um pouco de espaço para mim que trilho um caminho pedregoso, escorregadio e cheio de tombos justo naquela estrada onde me preocupo de deixar espaço para você. Ou será que devo andar em cima do meio fio? Ou preferes que ande pelo meio dos carros, arriscando um acidente?

A precedência -É verdade sim. As bicicletas têm direito a precedência em um cruzamento assim como um pedestre. Então se tem o sinal, pare e espere. Eu sei que um automóvel se vê bem, uma motocicleta um pouco menos, e uma bicicletas tende a ser ignorada. Somos obrigados a andar pela direita, é difícil nos ver. Mas se esforce e deixe-nos passar. ISTO NÃO É O CASO DO BRASIL! AQUI VOCÊ É MAIS UM A SER ATROPELADO. ACAUTELE-SE!

Ultrapassagem na via 1 - Quando virar a esquerda e você perceber outro carro, moto, carro blindado ou nave espacial, não me corte o caminho me empurrando sobre a calçada, para evitar que eu me estrepe em seu parabrisa. Eu amo a vida como todos, e ainda que vá de bicicleta, te asseguro que um pequeno dano na preciosa lataria do seu carro vai causar um grande dano em mim.

Ultrapassagem na via 2 - Se deves entrar a direita, e eu estou na sua frente, é melhor para todos que você diminua, espere que eu saia da sua frente e então entre. Ultrapassar e cortar o meu caminho bruscamente, pode reduzir em muito a minha permanência neste vale de lágrimas.

O impressado - Esta é dirigida aos motoristas dos ônibus. Não porque os motoristas de automóveis não façam esta manobra, mas em veículos de 4/5 metros é fácil prevenir e diminuir. Nos ônibus não. Se você apenas me ultrapassou e freia encostando no meio fio, onde você pensa que eu fui parar ou me esconder? Se eu perceber a manobra, posso ter me refugiado na calçada, mas nem sempre é possível. Eu arrisco a pele e você seu emprego. Portanto, tenha mais atenção.

ATENÇÃO AO ABRIR A PORTA DO SEU CARRO!A porta do seu carro - Tenha atenção quando abrir a porta do carro. A bicicleta vai devagar, você não pode dizer que não me vê chegar. E mesmo assim, não me vê. Palhaçada.

O seu seguro - Se você decidir que deve tentar me matar, não me deixe sobreviver sem minha espinha dorsal. Pense que um morto vai te custar bem menos que um inválido. A propósito, esteja certo de que sua apólice de seguros possa cobrir uma invalidez grave e permanente, com um mínimo de 1,5 Milhões de reais (750.000 euros)! Talvez com esta pequena quantia eu consiga sobreviver, mas você já imaginou se você atropela um médico famoso ou um auditor federal? Vais ter de vender a casa, carro, escritório e se brincar ainda vai ter de rodar a bolsinha para sustenta-lo!!! [N.T: Isto só vale em países decentes que punem motoristas assassinos e destruidores... ISTO TAMBÉM NÃO É O CASO DO BRASIL, NEM PERCA SEU TEMPO EM IR A JUSTIÇA ESPERANDO RECEBER UM DANO CAUSADO NO TRÂNSITO. PROVAVELMENTE VC MORRE ANTES DE RECEBER ALGUM DINHEIRO!]

Os desvalidos - Corolário do ponto anterior: Não pense que quem anda de bicicleta são somente os pobres e necessitados. Andar de bicicleta para muitos é um privilégio e não um sacrifício. Seu advogado pode deixar bem claro para você o que significa atropelar um auditor federal ou um médico famoso que estejam pedalando.

O fantasma - Se me matares, juro que volto a terra para assombrar teu carro, reprogramando seu GPS de forma a chamar os bombeiros cada vez que parares o carro para estacionar. Quem sabe se com isto, você deixa de dirigir e resolve ser... ciclista!


Bom dia!


Leitura aconselhada (para quem falar italiano!)
extraído de http://www.enoela.it/blog/2007/11/16/ciclisti-promemoria-per-automobilisti.html
traduzido por mim mesmo... bem livremente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010