13 de maio de 2009

5 IDÉIAS DE COMO MELHORAR O TRÁFEGO DE RECIFE...

Amigos...

Para os que tiverem dúvidas sobre a intensidade do nosso problema de tráfego, recomendo o site da CTTU. Tem câmeras online 24h mostrando a situação do tráfego em diversas "artérias" da cidade!

Vamos começar com as idéias:
  1. INTEGRAR AS BICICLETAS AO METROREC - Recife tem uma enorme quantidade de ciclistas que percorrem usando bicicletas vários quilometros por dia para ir ao trabalho. Nada mais fácil para a GRANDE RECIFE que solicitar ao METROREC que destine um vagão por trem para uso múltiplo, permitindo o transporte de bicicletas durante todo o dia. Não se trata de reservar todo o vagão para os ciclistas. Se trata de permitir que os ciclistas portem suas bicicletas nos trajetos do Metro. E o vagão podia ir até sem a metade dos assentos. Só o ganho de tempo já justificaria a integração por parte dos usuários.
  2. O BILHETE HORÁRIO EM TODOS OS ÔNIBUS DA CIDADE - Ao entrar no primeiro ônibus, vc valida seu bilhete de viagem válido por uma hora em qualquer transporte da cidade. Ora, para uma viagem Madalena-Boa Viagem, o cidadão hoje, espera um CDU-BOA VIAGEM que roda meia cidade, enquanto seria possível usar 2 ônibus, integrando no Derby, com o bilhete horário. Mais rapidez, maior racionalidade do uso dos transportes públicos, mais eficiência, velocidade, conforto. O aumento do número dos usuários redesenharia o mapa das linhas, para ganhar velocidade média e qualidade.
  3. ENXUGAR MAIS AINDA AS LINHAS DA CONDE DA BOA VISTA - Claro para qualquer ser racional que existe um número excessivo de linhas na CBV. Adotando o ítem 2, a necessidade de manter tantas linhas sumiria. A integração podia se dar em grande escala, com menos linhas rodando em circular e integradas pelo tempo de viagem. Focaria o tráfego nos eixos e interligaria os bairros usando ônibus menores. Ao invés de várias linhas longas fazendo quase o mesmo percurso, poucas longas e muitas curtas, focando em manter o tráfego livre.
  4. FECHAMENTO DO CENTRO PARA AUTOMÓVEIS PARTICULARES - Parece radical, mas se as 3 outras idéias fossem adotadas antes, para que tanto carro no centro. Primeira providência fechar o acesso via Conde da Boa Vista, exceto para taxis, ônibus e bicicletas. Grande consequência seria que seria necessário menos espaço para ônibus na Guararapes, Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, etc. Os ônibus do eixão seria tão rápidos e frequentes quanto os atuais PE-15/Afogados.
  5. ESTÍMULOS GOVERNAMENTAIS - Parte dos recursos da prefeitura vai para a recuperação e manutenção do calçamento e do asfalto das ruas. Menos tráfego, menor a despesa. A prefeitura pode estimular isto reduzindo o ISS das empresas que implantarem facilidades para o uso das bicicletas por algum tempo, tais como bicicletários, chuveiros, etc. Ou sorteando alguns benefícios, como isenção do IPTU de um ano para os usuários do transporte público, usando os próprios bilhetes eletrônicos usados. Ou ainda, favorecendo a implantação de serviços com clara vocação turística e social do centro da cidade, como bares e restaurantes, com a redução de impostos. Com o devido tempo, a cidade seria um local agradável e sem tantos ônibus e carros. Quem sabe até sobraria algum para a prefeitura investir em calçar ruas de terra, melhorar as escolas e postos de saúde, e ganhar as próximas eleições!
As idéias aqui são idéias minhas, muita coisa apropriando o que já vi pelo mundo ou pela net. Acho que não basta a gente reclamar. Tem de comentar, divulgar, espalhar, fuçar, ir disparando para todo lado. Seria ótimo um mundo onde gigantescas avenidas comportassem todos os carros que nossa indústria é capaz de fazer por 100 anos. Mas não comporta mais nem o que entra em 1 mês. Uma hora nossos líderes terão de escolher entre as pessoas e os carros. E você de que lado está? COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010