27 de maio de 2009

CARROÇAS... COISAS DO RECIFE?!

Foto: Laís CastroFoto: Blog SulancaNews

Amigos

Com toda certeza você já viu uma carroça andando pelas ruas do Recife. Puxadas por um animal ou por um ser humano, as carroças pululam por toda a cidade, recolhendo lixo reciclável e transportando pequenas cargas. Apesar de parecer, não é um fenômeno do Nordeste. Em Porto Alegre, a prefeitura quer bani-las até 2011. Em outras cidades elas são toleradas. É um fenômeno típico do Brasil e de outros países menos civilizados. Menos civilizado porque a raça humana já evoluiu para veículos automotores para esta tarefa.

Para nós ciclistas, são mais um obstáculo. Com os carros parados na via, corredores e ciclistas na contramão, as carroças compõem uma verdadeira corrida de obstáculos. Em geral, também trafegam pela contramão, parando a cada casa para coletar o que pode ser reciclado. É um meio de sub-vida triste e fruto da nossa incapacidade de combater realmente a pobreza.

Para quem pedala, toda atenção precisa ser dada a elas quando as encontramos na via. Primeiro, precisamos lembrar que são pessoas muito pobres, mas que estão prestando um serviço que apesar de não estar sendo feito com muita dignidade, é muito importante para nossa sociedade. E de importância crescente! Depois, quando em movimento, estão em um patamar de força apenas ligeiramente superior a um pedestre. E certamente, inferior a uma bicicleta. Apesar deles serem muito pesados, sua mobilidade depende da força humana ou animal, como os ciclistas. Sua velocidade e agilidade é muito menor que a nossa. Portanto, atenção.

Quando eu era bem pequeno (boto anos nisto!) meu pai dizia, "Estude ou vc acaba como aquele carroceiro, puxando uma carroça no braço!"... Tantos anos depois, o exemplo ainda deve servir para as novas gerações e como lidar com elas em cima da bike?!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010