8 de maio de 2009

HEI, PORQUE VOCÊ NÃO TOMA UM GATORADE??!

Amigos...

De olho ainda na hidratação necessária para quem pedala em nosso clima tórrido, hoje resolvi dar uma olhada melhor nos "gatorades" em geral. Explico antes que nada aqui tem a ver com promoção da marca Gatorade. É simplesmente um daqueles tipos de bebida para rehidratar atletas e praticantes de atividades físicas que hoje são genericamente chamamos de "gatorade"... O título deste post é uma frase normal no meio!

Bem, na internet alguém antecipou-se a mim, o Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ. Eles já compararam os alguns "gatorades" do mercado. Vale a leitura porque neste blog tem também uma avaliação de outros hidratadores como a água de côco e o Pedialyte (rehidratante infantil!).

Resumindo, só água NÃO ADIANTA. Ao pedalarmos no sol e/ou no calor, perdemos não só água mas também sais minerais. Dos hidratadores existentes, água de côco é o mais completo, mas não é totalmente completo AINDA! Em especial nas águas de côco engarrafadas, que podem sofrer alterações na composição com os tratamentos a que são submetidos. Sugiro a leitura dos comentários dos diversos posts do blog, por conterem informações adicionais sobre a qualidade destes produtos todos!

Resumo da ópera? Beba água de côco NATURAL quando puder durante a pedalada. Coma algo que tenha saís minerais naturais como frutas, e mantenha sua saúde em alta! Se isto não puder ser feito, apele para os "gatorades" em geral, e só em último caso, refrigerantes. Só um detalhe importantissimo: os rótulos destes "gatorades" dão a composição por um copo, e ninguém toma só um copo! Em geral, bebe a garrafa toda! E isto significa 10% dos carbohidratos e sódio do dia! Cuidado para não exagerar!

E você, gosta de tomar "gatorades"? O que vc acha deles em relação a água de côco? COMENTEM!

Um comentário:

  1. ROGÉRIO MUITO BOM MAIS ESSE ARTIGO POIS PARA MUITOS QUE SÃO LEIGOS NO ASSUNTO(EU POR EXEMPLO) QUE NÃO É O SEU CASO JÁ QUE VC É PHD EM QUÍMICA,FOI MUITO ESCLARECEDOR E INCLUSIVE TB VI QUE O CÔCO É UM GATORADE NATURAL E QUE AS VEZES ENCONTRAMOS NAS BRS DA VIDA PORTANTO NA FALTA DE GATORADE O CÔCO É UMA ALTERNATIVA VÁLIDA.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010