15 de maio de 2009

RECIFE QUE EU NÃO CONHECIA... UM ANO ATRÁS...



Amigos...

Alguns sabem que voltei a morar em Recife em 2008, depois de 20 anos morando em Salvador. Bem, encontrei uma cidade agitada, enorme e desconhecida. Apesar de passar férias aqui todo ano, especialmente para dar atenção a minha mãe que morava só aqui, sempre girava pelos mesmos lugares, pelas mesmas vias. Muita coisa eu não fazia, porque era de pronto avisado por ela que a Recife estava um horror, assaltos em todos os lugares, a polícia ineficiente e toda a ladainha que quem mora aqui canta para os visitantes e conhecidos. Toda cidade tem seus perigos e até 2002 eu só havia sido furtado em Roma, Itália. Fora isto, Recife era uma cidade grande, e todas são perigosas e exigem cautela.

Bem, parte da idéia de pedalar surgiu da necessidade de reativar laços com a cidade, fazer novas amizades, novos contatos. De repente, notei a quantidade de grupos, a quantidade de pessoas pedalando e as qualidades da cidade como PEDALÁVEL! Uma cidade plana, com poucas subidas ingremes, com uma forma quase circular, mas estendendo-se pela orla ao norte e ao sul. De repente percebi que era gostoso pedalar aqui. O sol sempre aparece, mesmo quando chove. A temperatura convida a pedalar pelado, mas a gente aguenta com um short e camiseta. O clima é gostoso, as distâncias compatíveis, as pessoas acessíveis. Uma enorme quantidade de ciclistas, em geral de baixa renda, pedalando para o trabalho, dá um estímulo adicional, apesar deles quase nunca pedalarem corretamente.

Então, daí veio o cicloativismo. Sim, porque surgiu a vontade de ajudar a quem pode e a quem não pode a pedalar mais e melhor na cidade. A descobrir rotas e mapea-las, a descrever facilidades e dificuldades aqui no Pedalando & Olhando, e a repensar o tráfego e o transporte, integrando as várias formas de movimento. De repente, transporte público passou a ser uma das minhas preocupações, assim como reciclagem do lixo e preservação dos mananciais de água doce. Cada um tem suas preocupações sociais, e deve tentar fazer algo por elas. É esta a cidade que vivo. Tô feliz aqui... e vou continuar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010