15 de junho de 2009

CICLOVIAS... MAL NECESSÁRIO!?

Amigos...

Ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas... é quase um consenso que precisamos de mais destes caminhos separados para pedalar. Quase a totalidade das pessoas que não pedalam normalmente no tráfego mostram-se receosos de fazê-lo com medo, e nos dizem que "se existissem mais ciclovias, eu poderia vir a pedalar". Que as ruas são inseguras, que os motoristas vivem jogando o carro em cima das bicicletas.

Bem, eu discordo. Creio que o caminho para conseguirmos mais espaço, exclusivo ou não, nas vias é usar mais a bicicleta. Voltei a pedalar desde setembro de 2008, e no começo também tinha receio. Gradativamente fui adquirindo confiança ao pedalar no tráfego. Tudo bem que ter 1,86m e 110kg, e pedalar em uma bike quadro 21, ajudam muito. Afinal, não sou um "objeto" pequeno nas ruas. Mas muito da minha segurança advém de alguns pontos, a saber:
  1. Eu procuro respeitar as leis de trânsito o máximo possível - E isto quer dizer, pedalar na minha mão, sempre na faixa mais lenta, evitar furar sinal vermelho, andar a um metro da calçada, sinalizar TODAS as minhas intenções e finalmente, ter consciência das limitações da bicicleta frente aos demais usuários da via pública.
  2. Eu sou grande, mas isto não é desculpa para não procurar ser ainda mais visível. Uso sempre camisetas de cores vivas e claras. Isto aumenta ainda mais a minha visibilidade.
  3. Como participo de grupos de pedalada, costumo ir e voltar para eles, pedalando. E alguns são à noite. Por isto, invisto em iluminação, acrescentando o máximo de luzes e faixas refletivas possível.
  4. Faço minha segurança patrimonial, escolhendo pedalar em áreas mais seguras da cidade e evitando os locais de maior risco. Quando acompanhado, posso arriscar um pouco mais, mas sempre de olho atento no que vem e está pela frente. Não hesito em parar, fazer meia volta e até pegar uma contramão se isto for para evitar um assalto. Mas também não deixo eventualmente de passar por locais tidos como perigosos, desde que não seja para ficar parado neles!
  5. Faço minha segurança no tráfego, escolhendo vias menos movimentadas para pedalar. Claro que isto nem sempre é possível, tem caminhos pelos quais não se pode evitar grandes avenidas e cruzamentos. Mas procuro ser proativo, pensar antes de agir!
  6. Procuro ser simpático, tanto a motoristas quanto a pedestres. Aviso quando estou cruzando na frente de um carro e agradeço a passagem. Deixo pedestres passarem, nos sinais e principalmente nas faixas, procuro agir com simpatia e paciência, e nunca enfrento ônibus e caminhões em curvas fechadas.
Por isto penso que ciclovias são necessárias, porque ajudam a organizar melhor o tráfego de bicicletas, agilizam a introdução de novos ciclistas no tráfego e melhoram nossa relação com motoristas em geral. Por outro lado, quem quiser entrar no tráfego, pode e deve tentar. Porque desde que você se porte com correção e coloque-se como mais um usuário correto da via pública, você vai ser respeitado.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010