26 de junho de 2009

ISTO É A TAL "MASSA CRÍTICA"!?

Amigos...

Imaginem a avenida com maior número de ciclistas por dia... 30.000 a 35.000 por DIA! Sim, fica em Copenhagen, Dinamarca. Isto mostra o que se pode fazer com um cidade plana, como Recife, quando se tem vontade suficiente para ir a luta, buscar a sua qualidade de vida.

Observem que Copenhagen até a década de 70 não tinha nada disto. Existiam poucas bicicletas, quase nenhuma infraestrutura voltada para o ciclista, e poucos usavam a bicicleta para ir ao trabalho. Porém, com a crise do petróleo, a cidade e seus habitantes despertaram para a simples verdade: petróleo é recurso finito, vai acabar um dia. Ninguém pense que termos enormes reservas significa que teremos petróleo para sempre. Petróleo leva milhões de anos para se formar, em condições muito específicas. Não é renovável. Daqui a algum tempo, as reservas mundiais irão cair, os preços irão para a estratosfera, e seu carro vai ficar em casa. Você pode até dizer que paga o preço que for, que vc ganha bem, mas com certeza, ainda vai faltar para todos.

Outrossim, você pode achar que vai usar álcool e se dar bem. Mas álcool apesar de renovável, não vai poder atender a todos os carros e ainda dispor de terras aráveis e plantáveis para produzir alimentos para o mundo todo. Isto sem falar, que o processo de produção de álcool depende de muita água. E água é outro recurso que está indo literamente pelo ralo!

Ah, mas você irá usar os carros elétricos. Errado de novo. Energia elétrica no nosso país tem seus limites também. Sendo de origem hídrica, também depende dos rios. Mesmo com as melhores baterias, elas ainda precisam ser recarregadas. Imagine a quantidade de energia necessária para abastecer todos os nossos carros ao mesmo tempo? Haja hidroelétrica. Ou você prefere uma Usina Atômica Angra XXV no seu quintal?

Cabe a cada um de nós, começar a pensar hoje em ir alterando nosso estilo de vida, ir formando uma massa crítica de pessoas dispostas a trocar, mesmo que não sempre, o carro por alternativas renováveis, pelo transporte público, pela bicicleta, ou apenas pelos pés. A mudança é lenta e implica em alterar todo o seu plano de existência. Morar mais perto do trabalho, comprar nas vizinhanças, reduzir o uso do plásticos descartáveis, evitar usar o carro sózinho, priorizar a carona, o ônibus e a bicicleta.

Quando nós começarmos a usar estes meios, a própria pressão causada pelos usuários irá mudar a face dos nossos políticos. É a massa crítica. Isto aconteceu em Copenhagen. Vai acontecer aqui também. E vai ser mais rápido se vc se convencer disto logo e meter a mão na massa!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010