10 de junho de 2009

PEDALAR COM OS SENTIDOS...


Série SENTIDOS - Projeto para telas 70x70 em acrílico, parcialmente concluído / ©Gero! @2005
Amigos...

Ser ciclista é ser e estar consciente de todo o ambiente que o rodeia, todo o tempo. É preciso, porque são nossos sentidos que garantem nossa segurança. Nossa audição é nosso retrovisor, percebendo quem vem atrás de nós e qual o potencial de risco que corremos em todos os momentos. Nossa visão é inestimável, porque garante que possamos evitar os riscos que podem ser fatais para nós, mesmo sem o ser para um carro, como um buraco ou desnível acentuado à frente, outros veículos parados à direita, etc.

Os outros sentidos “descansam” quando pedalamos são o olfato, paladar e tato, a mesmo que se considere ficar consciente do contato com o selim, manetes ou pedais como necessários a sua segurança. Mesmo assim, estamos conscientes da nossa hidratação, das possíveis assaduras e dores que rolam em nosso corpo, causadas pelo ato de pedalar. Alguns destes fatores conseguem distrair os demais sentidos responsáveis pela nossa segurança e por isto, algumas vezes, causam acidentes.

O bom ciclista precisa aprender a estender seu controle ambiental ao próprio corpo, buscando o ajuste mais correto do corpo com a bicicleta para garantir o mínimo de interferência ao ato de pedalar, e ajudando a manter o foco centrado no ato de guiar a bicicleta no trânsito, sem riscos desnecessários.

Precisa estudar e aprender qual o seu ponto ótimo de pedalada, a sua “cadência de ouro”, aquela velocidade que faz o pedalar fluir suavemente, permitindo que ele se desloque com o mínimo de esforço, o máximo de prazer e qualidade, que o deixe pensar e raciocinar sobre o tráfego, suas opções em cada situação que se apresenta, tudo para garantir a sua segurança.

Pedalar pelas ruas é como andar pelas ruas, só que mais rápido. Exige cautela, algum esforço físico e muita atenção. Só com todos os sentidos alertas podemos fazê-lo com prazer, segurança e bem-estar.


COMETEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010