1 de julho de 2009

TEM QUEM FAÇA DIREITO... E TEM QUEM FAÇA COMO A PCR!

Amigos...

Acabo de ver um vídeo interessante. Olhe ele aqui!


Fonte: COMMUTER ORLANDO

Neste vídeo, mostra como a Califórnia está implantando SHARROWS, ou as nossas CICLOFAIXAS, de forma decente. A faixa, toda pintada de VERDE e sinalizada com setas e bicicletas pintadas no chão, que não segrega as bicicletas como uma ciclovia, mas apenas lembra aos motoristas de carros, ônibus e caminhão, que aquela via é PARTILHADA com os ciclistas. E que estes ciclistas também têm direito de andar por ela, merecendo respeito e segurança. O termo SHARROWS vem da definição em inglês = n. an arrow-like design painted on a roadway to mark a bicycling route = Uma faixa marcada com desenho de setas em uma avenida para marcar uma rota de bicicletas. É uma solução relativamente barata, que não implica em grandes obras de construção civil e que se devidamente adotadas e divulgadas, pode ser A SOLUÇÃO para cidades com menos recursos implementarem uma política de mobilidade com bicicletas.
Em tempo, nós temos algumas faixas destas que a PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE (PCR) considera CICLOFAIXAS. As soluções criadas são RIDÍCULAS!
  • A ciclofaixa do Centro, que parte do Palácio do Campo das Princesas, passa a Ponte Santa Izabel dividindo uma faixa com os carros, segue pela Aurora até a Ponte Limoeiro em Santo Amaro, sobe a ponte entra novamente no Bairro do Recife, Cais do Apolo e Ponte Buarque de Macêdo, Campo das Princesas de novo, em circuito fechado e pouco usado. PIOR: Só é CICLOFAIXA nos DOMINGOS das 6h da manhã às 14h. Ou seja, quando NINGUÉM VAI PARA O TRABALHO, ESCOLA, nem nada. E liga lugar algum à lugar nenhum! Para que serve uma ciclofaixa destas? Para provas de ciclismo da cidade! E só!
  • A ciclofaixa da CAXANGÁ sumiu! É apenas uma linha pontilhada, quase apagada entre a BR101 e San Martin. Quase invisível.
Soluções existem. Nossos vereadores que são os responsáveis pela legislação para o caso local, nossos deputados federais para alterar o CTB para incluir ciclofaixas DECENTES e nossos prefeitos para implementar tudo isto é que são os RESPONSÁVEIS. Quer solução para você se movimentar bem de bicicleta com mais segurança do que é feito hoje: ESCOLHA MELHOR NA HORA DE VOTAR!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010