10 de agosto de 2009

50 CARROS = 1 ÔNIBUS


Amigos...

Uma empresa sueca encontrou uma forma muito interessante de divulgar o seu serviço de transporte por ônibus contra o uso de automóveis. Vejam o vídeo todo, mesmo que não entendam o inglês. Ele se auto-explica! hehehe..

Já tem algum tempo que, seguindo outros sites sobre transporte em grandes cidades, chamo a atenção para a necessidade de repensar o uso dos nossos carros. Sim, eu também uso um carro, cada vez menos e com menor dependência dele. Claro que num final de semana como este que passou, com tanta chuva, o uso de um carro traz conforto em um passeio, uma saída para o cinema ou a visita a um amigo. Mas nem sempre precisamos dele!

Recife é uma cidade abençoada com sol muitos e muitos dias por ano e sem tantas ladeiras. Seu sistema de transporte não é o melhor do mundo, mas é um bom sistema pelo menos para grande parte da cidade. Algumas linhas são absurdamente bem servidas, PE15-AFOGADOS, por exemplo! Outras nem tanto! Mas no compto geral, eu acho o sistema muito melhor do que o de Salvador, onde morei. Existe alguma integração, inclusive com o Metrô. O SEI - Sistema Estrutural Integrado não é perfeito, mas funciona bem.

Neste ano que voltei a morar aqui, andei por grande parte da cidade, de bicicleta e muito de ônibus. Tenho visto fragilidades como linhas que demoram muito, mas também linhas que superam alguns metrôs, como na referida PE15-AFOGADOS, onde já contei 10 ônibus em uma hora. Em outras linhas, você espera 30 a 40 minutos por um ônibus. Mas no geral, funciona!

E o mais importante é que todos percebamos que existe a possibilidade de não usar o carro. De nos deslocarmos para o trabalho, para o lazer, para as nossas necessidades, usando o transporte público, a bicicleta ou apenas os nossos pés! Aproveite!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Fatalmente com a volta às aulas ficou evidente que tudo vale a pena, menos sair de carro !!!

    PS: Comprei a bermuda (uma primeira de teste), agora falta o movimento central pq o meu "Z" foi pro saco!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Mas para quem pedala está até melhor! Com mais carros, mais trafego fechado, menos risco aos ciclistas... vamos pedalando!

    E para o seu movimento central vá de SHIMANO!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010