10 de agosto de 2009

CORREDOR LESTE-OESTE... TERRA DE CABRA MACHO!


Amigos...

Tenho escutado várias pessoas de diversas categorias falando quão péssimo ficou a transformação da Av.Conde da Boa Vista em parte do CORREDOR LESTE-OESTE. Eu não concordo com a maioria das observações porque meu foco não é permitir o tráfego de carros. Muita gente começa a perceber que a quantidade de veículos que circula na cidade tem crescido assustadoramente e que a cidade não tem como oferecer mais espaço para que cada cidadão use seu carro particular.

Isto leva a uma conclusão imediata: uma hora, uma grande maioria da sociedade deverá ir ao Centro de ônibus. Ou de bicicleta, mas isto são outros quinhentos! O mundo inteiro reconhece a contribuição do sistema de transporte rápido por ônibus de Curitiba, onde canaletas e estações de alimentação fazem com que mais de 70% da população utilize o sistema com grande satisfação. Políticos de muitas cidades do mundo visitam Curitiba para conhecer o sistema e até os nossos pensam em fazer um igual por cima da Agamenon Magalhães, interligando a Zona Norte ao SEI - Sistema Estrutural Integrado!

Ai apareceu um CABRA MACHO, chamado João Paulo, prefeito da cidade e "peitou" o problema. Reformou a Avenida Conde da Boa Vista, incluiu parada elevadas para acesso aos ônibus, montou a idéia geral do corredor inclusive conjugado com a Av. Caxangá, onde já existiam canaletas desde os anos 80 (eu acho!)... Digo CABRA MACHO, porque não tem muita gente disposta a enfrentar os nossos "poderosos comodistas" que acham que o direito constitucional de ir e vir dele está acima dos outros, e que inclui o carro dele! Abrir mão do carro? NUNCA!...

Observe que eu não sou político. Eu apenas enxergo! Nem morava aqui quando João Paulo fez o que fez. Hoje vejo que ele chegou onde podia, pena que não foi tudo o que era necessário. O CORREDOR LESTE-OESTE está implantado pela metade. E eu listo aqui algumas deficiências dele:
  1. AINDA PERMITEM CARROS PARTICULARES NA CD.DA B.VISTA! Estes deviam ter sido completamente BANIDOS de trafegar por ela. Ali só ônibus, taxis e bicicletas. Carroças e carrinhos de entrega nem pensar!
  2. E COMO TEM LINHAS DE ÔNIBUS! Já era tempo de CORTAR as linhas todas e deixar apenas uma ou duas linhas servindo o corredor para o Centro e conectando com a região do Derby e Parque Amorim, para integração. Se menos linhas usassem o corredor, teríamos um controle mais fácil da linha, como se fosse um metrô de superfície. E não teríamos engarrafamento de ônibus no centro, teríamos menos problemas em atravessar a Conde da Boa Vista e teríamos menos poluição derivada dos ônibus.
  3. E A CARLOS DE LIMA CAVALCANTI FAZ PARTE DO CORREDOR? Acho que não. Porque nos horários de pico, esta rua que conecta a Conde da Boa Vista com o Derby e o resto do Corredor, engarrafa que é uma beleza! Impossível fazer o fluxo fluir sem alargar esta via ou pelo menos colocar faixas exclusivas nela também como foi feito com a Benfica! E sem carros no corredor, a via seria uma expressa de verdade!
  4. E COMO CRUZAMOS A AGAMENON? Sim, porque esta aí é um gargalo monstruoso. Por um túnel, vai ser difícil, ia viver alagado no inverno! O certo seria passar por um viaduto, sobre a Agamenon. Aliás, também o futuro Corredor Norte-Sul por cima da Agamenon também terá de ser elevado, tipo Minhocão, porque senão, que diacho de corredor será este cheio de sinais de tráfego.
  5. O DERBY ATÉ QUE FICOU BONZINHO! Mas isto ainda não é ÓTIMO. A via que liga o Derby com a Benfica ainda divide o espaço com automóveis. Esta via também devia ser exclusiva e sem carros ou taxis, fazer os ônibus rodarem ainda mais rápido.
Depois disto tudo é que vemos que um dia, um prefeito ainda mais CABRA MACHO que João Paulo vai ter de tomar uma duríssima decisão, que será um suícidio para ele, de fazer um complexo de viadutos no Derby, suspendendo os corredores e se brincar, com uma super-estação de integração bem em cima do atual cruzamento!

É isto, ou vamos a pé que vai ser mais rápido!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Olá,
    realmente foi louvável o conceito usado na Av. Conde da Boa Vista que prioriza o transporte público. mas acho q foi mal planejado no que diz respeito a locação e as dimensoes das paradas de onibus. Estas são pequenas para a demanda de usuários.
    Joao Paulo foi um prefeito raçudo mesmo. outra contribuição de sua gestão à mobilidade da cidade foi a retirada e regulamentação das vans que faziam o transporte 'clandestino' na cidade.
    Thatiane Bayer

    24 de setembro de 2010 06:44

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010