11 de agosto de 2009

DEPENDÊNCIAS MODERNAS


Amigos...

Somos todos viciados em "modernas drogas" legais! Somos viciados em energia elétrica, água encanada e automóveis. Escolhemos morar em apartamentos, em torres gigantescas, e nos tornamos viciados em elevadores. Optamos pelo conforto, abrindo mão do movimento, e depois nos tornamos escravos da cirurgia plástica, dietas e regimes para perder a barriga criada pela nossa imobilidade. Temos preguiça até de abrir um vidro de carro rodando a velha manivela, e compramos a "modernidade" do vidro elétrico. Somos todos viciados!

Andar, tornou-se uma "atividade física recomendada pelo médico". O que antes era um fato evolucionário, quando deixamos de andar sobre 4 patas e passamos a ter pés e mãos, andando eretos, "evoluiu" para o "homo sentadus", "homo televisivus" ou ainda, o "homo workalchoolicus", o que é viciado no trabalho. O trabalho antes era feito por prazer, hoje por necessidade. Muitos programam até começar a viver quando tiverem o bastante para se aposentar. Quando estiverem mais velhos, barrigudos, depressivos, totalmente dependentes de suas "drogas modernas" vão decidir participar de aventuras, viver intensamente a vida, conhecer gente do mundo todo. Pelo menos é no que acreditam!

Fazer atividades físicas é uma necessidade moderna. Antes, para fazer um simples café da manhã, o homem precisava levantar cedo, coletar os ovos no galinheiro, ordenhar a vaca para ter seu leite. A mulher acordava cedo, preparava o pão com a farinha, cozinhava bolos, moia e fazia o café. Tudo isto hoje nos parece coisa do passado, substituídos pelas "comodidades" modernas, tudo disponível em um supermercado, guardado em sua geladeira e armários. Pena que não conseguimos guardar nos armários também todos os movimentos do corpo que eram necessários para obtê-los. Ficamos mais indolentes, mais parados.

E aí, alguém lembrou que o coração existia, que ele precisava ser usado para não morrer. Surgiu a cultura da atividade física como mais um ítem do nosso dia a dia. Vc passa seu dia parado, sentado, atendendo seus trabalhos, e aí segue para a academia ou para a beira da praia e faz uma hora de movimentos. Pronto, estou malhado! Malhado na cabeça apenas.

Neste primeiro ano em que estou andando de bicicleta com os diversos grupos de ciclistas da cidade, a coisa que mais me chamou a atenção foram as barrigas de todos. Muitos pedalam todos os dias, muitos pedalam pesado, mas mesmo assim, a onipresente barriga está lá, até mesmo obscena, se considerarmos o grau de atividade aeróbica que representa pedalar rápido por 60-70km! Complete isto com a frase "COM MAIS DE 40 ANOS E SEM BARRIGA, O CARA É GAY!" e pronto. Assumimos que nos é impossível perder as gordurinhas extras, sem alterar nossas preferências sexuais, que convenhamos, nem pensar!

E infelizmente, tenho de concordar com eles. Não se pode passar 8 ou 9 horas sentado de segunda a sexta, e esperar que a pessoa não tenha uma bela barriga. Afinal ela está sendo bem cultivada, bem alimentada. Para que ela sumisse, primeiro teríamos de reorganizar nossa vida. Limitar em um tempo bem curto nossa estada sentados. Aumentar a quantidade de movimentos que nosso corpo precisa fazer todos os dias. Vivenciar este movimento a todo o momento. Mas isto, é impossível. Por isto, tudo que podemos fazer é procurar acrescentar movimento a vida.

Já a barriga, esta vai continuar nos seguindo, com todos os nossos vícios.

COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. Ow barriga indecente...

    Só o corridão pra te fazer sumir "misera"!!!


    Realmente Rogério esses vícios são a nossa derrocada... vamos pedalando de leve e mudando os HÁBITOS!!!

    ResponderExcluir
  2. E é tudo de ciclista, fotos pegos na internet para ilustrar. Acho que nem com corrida! Só na FACA mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Com corrida desce meu amigo... quando eu era da AMAN comia o dobro do q como hj, corria todo dia e era 40Kg mais magro :D

    agora é corrida mesmo... num é cooper... o problema é o cidadão de "peso" correr... :P

    ResponderExcluir
  4. Verdade... com peso tudo se torna mais difícil. Pior é saber que depois dos 30, ganhamos 1 kg a cada ano que passa. Ou seja, tinhamos de começar a vigiar vários anos atrás! heheheh...

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010