10 de agosto de 2009

A MODA ANTECIPA TENDÊNCIAS...



Fotos extraídas dos sites descritos abaixo


Amigos...

Volta e meia me pego conversando sobre o que vem pela frente, o que esperar quando falamos sobre o uso das bicicletas no dia a dia. Muitos são céticos, não acreditam que o mundo já começou a virar para o outro lado, adotando a bicicleta como veículo, uma alternativa para quem deseja fugir dos engarrafamentos cada vez mais comuns. Sendo você sensível ou não aos problemas do aquecimento global, e de tudo que decorre do uso ostensivo de poluentes ambientais, pode achar que exagero, que estou sendo parcial por já ser usuário da bicicleta no dia a dia.

Bem, o mundo costuma mudar muito lentamente, as tendências surgem, algumas se firmam, algumas não. Mas quando começamos a ver muito sinais de que a sociedade está indo em uma direção, em qualquer país do mundo, existe a possibilidade de que no final, todos nós estejamos indo naquela direção. Foi assim com o celular. Um aparelho caro, que se tornou primeiro um objeto de desejo de alguns, passou a produto de consumo das classes mais abastadas e, hoje, até carroceiro catador de lixo reciclável tem um!

Recentemente, escrevi uma matéria sobre moda para ciclistas. Era mais uma curiosidade, uma comparação entre os nossos órgãos públicos e um da Inglaterra. Acontece que em um giro pelos meus sites de referência notei um súbito aumento de lojas e anúncios sobre MODA ESPECIAL PARA CICLISTAS. Vai muito além da camiseta, engloba calças especiais de boca mais estreita, blusões e camisas, bonés e toda a parafernália que podemos usar. Dúvidas? Visitem o site da DOYOUVELO? , RAPHA TEAM, SWRVE e OUTLIER, todas com coleções completas de moda especialmente desenhada para ciclistas em vários países da Europa.

Agora, partindo do pressuposto de que empresas não iriam gastar dinheiro à toa desenvolvendo produtos que não tivessem um público alvo numeroso e interessado, a mera existência destes negócios indica claramente o surgimento de uma classe de consumidores que, primeiro, tem recursos para adquirir produtos pensando apenas na bicicleta que vai usar, e depois, tem cultura para consumir este tipo de produtos. Tudo claramente indica que parte razoável da sociedade já mudou (ou COMUTOU, TROCOU, ETC) parte dos seus deslocamentos para a bicicleta. Moda costuma afetar o que se vê nas ruas e ser afetada também por ela. Seria este mais um sinal que a população de países menos afeitos ao uso da bicicleta no dia a dia, começaram a mudar rapidamente de posição?

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010