5 de agosto de 2009

OH, RAÇA... E PENSAR QUE SE DIZEM BRASILEIROS!

Amigos...

Nós que pedalamos pelas cidades do Brasil, por necessidade ou opção, somos precursores de um novo tempo para a mobilidade. Não pense que estar em cima de uma bicicleta movendo-se pela cidade para resolver os seus problemas, faz de você um cidadão de segunda categoria, pelo contrário. Somos exemplos. Dar o exemplo deveria ser uma prática comum do dia a dia para todos, incluindo nossos famosos e nossos políticos também, como fazem pelo mundo outras celebridades e outros políticos. Mas para isto, seria preciso que tanto um como outros usassem a bicicleta.

No caso dos políticos, ainda mais. Nossos políticos deveriam interagir mais conosco, seus cidadãos, experimentando sua vida, seus problemas, para serem capazes de pensar e agir buscando remediar os problemas a que todos estamos submetidos. Alguns até tentam trabalhar por nós, como a Deputada Solange Amaral do PFL/RJ, que em Brasília tenta alterar o CTB para esta lei adotar uma postura mais firme contra crimes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas. Mas ela pedala? Ela já pedalou em um "baita" trânsito com os motoristas de mau-humor, no calor do meio-dia, que torra o juízo de qualquer um? Como produzir um projeto para algo que não é vivenciado realmente por quem o escreve. Diriam que ela tem acessores, e que eles pedalam. Será? Pode ser. Mas será que todos os demais políticos que vão votar o projeto têm a consciência do que é pedalar em uma grande cidade do Brasil? Já experimentaram isto? Bom, pelo menos ela está tentando. O mesmo não se pode dizer de outros projetos.

Algum tempo atrás, o Presidente citou o programa BICICLETA PARA TODOS, que ele iria criar para fornecer bicicleta barata para quem quisesse, em kits enviados pelo correio. Foi outra mirabolância política, que até agora não decolou e mostrou sua verdadeira face, casuísta demais para se levar a sério, até porque que eu saiba, Lula nunca pedalou para o trabalho. Porque a indústria de automóveis pressiona, ameaça veladamente com demissões, é a crise, e eles RAPIDAMENTE baixam o IPI para carros. Mas não para bicicletas e suas peças. E porque não? Porque quem manda não pedala, dirige. Quem manda não sabe da vida daquele que mora no subúrbio, que passa necessidade até para gastar R$ 3,70 de transporte por dia de trabalho ou de busca de trabalho. Porque não sabe que este mesmo valor compra um pacote de leite e pão para os filhos todos os dias, e que ele mesmo pedala com fome, porque o parco salário não dá para comprar comida e pagar transporte ao mesmo tempo. São problemas vivenciados pelo trabalhador brasileiro hoje, quase 8 anos depois que outro "trabalhador" assumiu com a promessa de resolver a vida das pessoas mais simples com medidas sustentáveis. Mas que terminou, como todos, no assistencialismo barato e demagógico.

Mas ainda tenho esperanças, porque no que vem tem eleições e vivemos em um regime democrático onde AINDA escolhemos nossos representantes. É o ano em que podemos pedir - até exigir - que os políticos mostrem trabalho. Aliás, eles sempre se lembram de nós nestes anos, depois de esquecerem pelos outros 3 anos!... Portanto, vá no site da Câmara Federal, do Senado, da Assembléia, localize os emails de seus deputados e senadores, e "mande bala", mande emails cobrando. Cobre a aprovação do projeto de lei n 74/2007 com as mudanças do CTB. Cobre o programa BICICLETA PARA TODOS. Cobre a sua indignação porque não existe um programa sério de ciclovias, de bicicletários! A hora é agora! Ou você vai querer passar mais quatro anos esperando a próxima chance!?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010