25 de agosto de 2009

RECIFE DESCONHECIDO...


Amigos...

Sou da cidade, nascido e criado aqui, tendo partido para outras terras e lá morado nos últimos 20 anos. Desde o ano passado, voltei a morar aqui, e a sair de bicicleta com vários grupos rodando pela cidade. Neste último ano temos rodado por toda a cidade, cidade que descobri novamente, com outros olhos. Uma cidade que era para mim totalmente desconhecida. Acostumado a passar sempre as férias por aqui, ficava sempre nos lugares mais conhecidos meus como a Madalena, a Boa Vista, o Centro, e Boa Viagem. Acreditava que conhecia a cidade.

Não conhecia. Acho que nunca havia realmente conhecido Recife antes de começar a pedalar por aqui. Moramos mesmo em uma cidade cheia de constrastes. Bairros confortáveis ao lado de favelas - ou o contrário, diriam alguns. Pontes de pedestres ligando lugares altamente inusitados como Casa Forte e Barbalho, Torre e Parnamirim. Áreas de mangues preservados com outras destruídas pela ocupação desenfreada e pelo lixo.

Acima de tudo, descobri uma cidade pedalável, plana, quase sem elevações - exceto os morros que a circundam como o Morro da Conceição, altamente desaconselhável para cardíacos! Recife cresceu na horizontal, para ocupar quase a totalidade de seu território, e na vertical, com torres de 30 ou mais andares preenchendo o horizonte! Tornou-se uma cidade plural, cheia em si mesma, de trânsito muitas vezes difícil, e de mentalidade algo provinciana ainda que cosmopolita. Parece um contrasenso, mas é Recife. Uma cidade em que não tenho encontrado grandes dificuldades em pedalar, mas que surpreende com a visão que faz de si mesma.

Frequentemente dizem ser uma cidade violenta, mas quem já rodou pelo mundo sabe que não é tão diferente de outros lugares do mundo, nem maior nem pior. Apenas mais crua. Também me dizem que é uma cidade quente, o que eu adoro, porque mesmo quando o sol está a pino, e o calor desidrata até quem está na água, a brisa que sopra torna ela muito agradável para quem pedala. Enfim, uma cidade grande, com seus defeitos e suas qualidades.

Esta é Recife.

COMETEM!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto sobre Recife.

    Mudando de assunto, não sei o que está acontecendo. Uma parte de mim quer que eu compre uma bicicleta, a parte mais aventureira, mais dinâmica, mais ecológica. A outra parte, mais sedentária, mais confortável, diz que eu devo ficar no meu carrinho. E dias como hoje, chuvendo pra caramba... vai andar de bicicleta pra se molhar? E a roupa do trabalho, vai molhar dentro da bolsa?

    É, enquanto Almir já aderiu ao estilo de vida ciclista, ainda estou nesse meu duelo condicional...

    ResponderExcluir
  2. Léo, o carro não é um monstro que deve ser exorcizado de sua vida. O que é importante é que você use o carro com consciência! Vc terá dias em que precisa ir ao trabalho mesmo gripado, ou que além de ir ao trabalho vc terá um aniversário do outro lado da cidade, etc... que são situações em que JUSTIFICA-SE o uso do carro. Mas digamos que em um dia como hoje chuvoso, em que vc sai sozinho de manhã cedo, trabalha o dia inteiro e volta pra casa a noite, experimente ir de ônibus! Seu carro vai ficar ao relento, exposto a chuva e ao sol todo o dia, enquanto vc fica no escritório. Então DEIXE ELE EM CASA! Agora, o dia está lindo, uma bela manhã de sol, pegue a bike e vá pedalando. E se chover a tarde, não tem problema...afinal vc vai chegar em casa e tomar um banho mesmo! Aproveite, vá devagar e curta a paisagem! E se surgir algo de repente que exija que vc se desloque de carro? Não sei qual o seu trabalho, mas digamos que vc é um executivo e precisa chegar arrumadinho numa reunião do outro lado da cidade! Ora, pegue um carro da empresa! Ou um taxi! Ou ainda um ônibus, se der tempo! Estas coisas não vão acontecer todos os dias. Então uma vez ou outra, use as opções! O que basta é querer!

    ResponderExcluir
  3. Léo... vamos pedalar . . .

    tu viu como eu cheguei hj todo molhado, mas . . .
    e daí?!?

    Cheio d satisfação e feliz!!!

    VAMOS empurrar o pé no PEDAL...

    ResponderExcluir
  4. eh corajoso! Se estiver na rua já pedalando, continuo! Mas sair de casa debaixo de chuvarada pedalando?!?!? Tô fora! Suo demais, não tenho um blusão hi-tech que deixe o suor sair sem deixar a chuva entrar (não que eu acredite muito nisto - e olha que sou engenheiro de materiais PLÁSTICOS!)... minha bike não tem paralama e a avenida "melo-o-rego" parece ser infinita... e finalmente, uso óculos, se molharem fico cego! Portanto, só pedalo na chuva se não tiver jeito!

    ResponderExcluir
  5. Hoje foi água viu meus amigos... pqp...

    o pior é colocar a roupa ainda umida na volta . . .

    baixa o moral de qualquer um

    ResponderExcluir
  6. Eh, tem destas... mas pelo menos vc vai voltar para casa, tomar um bom banho e lembrar de incluir uma cueca extra na roupa que segue para o trampo! Quer coisa mais interessante? Olhe um link que postei no MEU SÁBIA! TWITTANDO NO P&O sobre uma moto que parece um carrinho! Legaus!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010