12 de agosto de 2009

SIM... SOMOS DIFERENTES!


Amigos...

Você está parado no sinal vermelho, dentro de seu carro, quando na transversal passa um ciclista pedalando tranquilamente. Você não mais o percebe além do estereótipo. Um ciclista. Mais um. Ele, o ciclista, está vestido como todo mundo, a bicicleta dele é uma das mais comuns do mercado, nada chama a atenção de quem o vê. Boné na cabeça, caixa de plástico no bagageiro, guarda-chuva amarrado no quadro, sandália havaiana no pé. Uma pessoa tão normal que não chama mais atenção. Um POPULAR, como diria L.F.Veríssimo. Anônimamente pedalando e passando, e você ali, parado e olhando!

O sinal abriu, mas o carro não anda quase nada. Passam outros 3 ciclistas, desta vez, bem diferentes. De roupas coloridas com capacetes, joelheiras e cotoveleiras, com "camelbaks" nas costas e passando rápido pelo canto da pista. Os carros, desviam deles como se tivessem uma doença contagiosa. O grupo chama a atenção. Pedestres os observam passando, quem sabe pensando em um dia comprar também uma bicicleta. O grupo vai pedalando e passando, e você continua ali, parado e olhando.

O tráfego não anda. Seu compromisso já era e você já está estressado. Olha para a frente, busca uma solução, só falta sair do carro para organizar o tráfego você mesmo. Nada. De repente, o pouco movimento para. Você se desespera, quando passa ao seu lado uma garota bonita, de shorts curtinhos, cabelos esvoaçando ao vento, óculos de sol, pedalando uma bicicleta rosa. Seu mundo de repente se torna mais colorido, mais alegre, mais suportável. O compromisso...que compromisso? A garota vai pedalando e passando, e você continua ali, parado e olhando.

E ai você lembra que nestes últimos quatro quilômetros engarrafados do tráfego de Recife, você viu alguém que está vivendo, pedalando e passando. Gente que não se incomoda com a buzina dos carros que brigam entre si pelo pouco espaço das ruas. Gente que se desloca sem problemas, desfrutando o dia de sol quente, tudo com um sorriso nos lábios, com uma tranquilidade enlouquedora. Eles vão pedalando e passando, e você junto com todos os demais motoristas, parados e olhando.

Sim...somos diferentes. Somos aqueles que já descobriram que a vida pode ser mais fácil quando quebramos as regras que nos foram impostas. Experimente. Aprenda a pedalar no trânsito. Comece a pedalar para todos os lugares. Logo você vai entender porque mais que um meio de transporte, usar a bicicleta nos faz muito diferentes. Nos faz HUMANOS de novo. Recupera nosso espaço e nosso tempo no mundo das máquinas, dos prazos desvairados, dos lucros crescentes obrigatórios.

Sim, Sim... somos diferentes!

COMENTEM!!!

Inspiração: ANÚNCIOS DA ADIDAS, em fotos divulgadas no blog do RUIRUIM.

2 comentários:

  1. Como diria um "pariceiro" meu:

    YES WE CAN!!!

    ResponderExcluir
  2. É ... outro político do qual eu esperava mais. Tá colocando dinheiro nas atividades "tradicionais" de geração de energia, fabricação de automóveis, etc. Enquanto isto, faltam recursos para um posicionamento mais verde do país dele! Políticos! Eca!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010