11 de setembro de 2009

O SUOR NOSSO DE CADA DIA...

Amigos...

Gosto de dividir experiências que tenho usando os vários "modais" de transporte, e tudo que rola com cada um...

Ontem, 13 horas, sol à pino, fui ali de bike, cerca de 3,5 km e gastei apenas 9 minutos. Bem devagar e sem pressa, nem suar, suei... Fui fazer um pequeno favor a minha namorada, Nena, de levar a mãe dela até o fórum na Joana Bezerra. Esta pedalada foi indo para a casa dela no Espinheiro. Lá, peguei o popó de Nena e fui deixar a mãe dela no fórum, uns 4 km de distância reta, mas um pouco mais no tráfego dos popós! Suei desde a hora em que entrei no popó, ainda parado na garagem e com o suor brotando em abundância, até a hora em que devolvi o popó a garagem dela. Popós são verdadeiros fornos infravermelhos, e não tem ar condicionado que dê jeito! Retornando, peguei a bike de volta e pedalei mais 4 km para casa, em 10 minutos, bem devagar e sem pressa. E pasmem, cheguei seco em casa. Nem embaixo dos braços tinha suor.

Quem pensar que pedalar deixa você suado deve estar pedalando muito rápido ou muitos quilômetros. Quem está dentro do indicado para a comutação de bicicleta, em até 10 quilômetros e pedalando a até 20 km/h, mesmo com sol à pino, quase não sua. Ou sua a mesma coisa que suaria se andasse pelo mesmo tempo de pedalada. É certo que você está exposto ao sol brabo, ainda mais aqui em Recife, mas o vento também é forte, quase nunca fica completamente parado. A cidade é plana, com poucas subidas, em geral, curtas e suaves, principalmente nas pontes. E também é certo que esta não é uma cidade para se usar terno, nem de popó, nem de bicicleta, nem de ônibus, como é possível ver em cidades do norte da Europa. Nosso clima não favorece o uso deste "instrumento da dominação" que é o terno! Se o brasileiro tivesse mesmo identidade e personalidade, fazia feito os ingleses e adotava a bermuda social!

De volta ao suor. Bem, quando o tempo está ensolarado, o tráfego está lotado, e a brisa suave refresca suas idéias, pedalar é a melhor opção para quem não quer suar preso no tráfego. Se você nunca experimentou, comece. Nas primeiras vezes, o suor brota antes mesmo de sair de casa. Mas depois de algumas voltas, você vai ficar com pena quando tiver de usar um popó de novo!

COMENTEM!!!

OBS.: Em tempo, popó é o termo para CARRO que aprendi com o povo do MENOS UM CARRO, blog português que explora com muita pertinência as situações e a vida dos ciclistas e viventes portugueses! Ótima dica!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente que pedalar nos torna mais feliz , é rápido e cuidamos da nossa saúde ainda!
    Faço muitas coisas cotidianas de bicicleta também , como ir a um banco , padaria ou no centro da cidade !!!!! Porque não suporto aquele trânsito a qualquer hora do dia engarrafado , principalmente na Av. Conde da Boa Vista . Pois é amigo sugerimos e indicamos a todos o que gostamos , como um bom filme , um bom restaurante ou algo inesquecível !!!!!!!!! Então a todos do PEDALANDO E OLHANDO , SUGIRO : PEDALEM É ÓTIMO PEDALAR !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei amigão , você ainda não mudou o seu celular no blog PEDALANDO E OLHANDO !!!!!

    Ainda está o 9701 2910
    e mude para o novo da OI , NÃO ESQUEÇA OK !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Resolvido.. Eu tb estou comutando muito os outros meios de transporte pela bike. Hj a tarde vou para o inglês e para a casa de Nena de bike! Muuuuitas vezes mais rápido que usar o ônibus!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010