20 de setembro de 2009

SOU UM FRANCO-ATIRADOR!

Amigos...

Dicionários online tem sua vantagem! Meu iDicionário Aulete é ótimo e ainda me ajuda com idéias para novos posts! Agora mesmo recebi um email dele com a palavra do dia: FRANCO-ATIRADOR! E uma das definições foi "2. Fig. Quem trabalha por um ideal, mas sem estar vinculado a um grupo ou instituição". Sou eu! Um franco-atirador nas maluquices que nos são vendidas pela mídia em prol do trânsito como ele é hoje.

Porque é preciso muitos de nós para fazer barulho contra tanta obra PRÓ-CARROS, ou melhor, "AJUDA MEU POPÓ A PASSAR"! Recife e seus governantes continuam a montar obras para "melhorar o trânsito", "dar fluidez ao tráfego", "facilitar a vida dos cidadãos", cuja tradução precisa ser vista sempre como FAZER MAIS E MAIS OBRAS PARA EU TIRAR A MINHA PARTE! Todos os dias, vemos uma turminha ser presa pela PF porque inventou uma forma de se locupletar com parte dos recursos públicos destinados a alguma obra ou serviço públicos. Quem gosta de meter a mão em fundos públicos [eita!] é criativo e muito esperto. É preciso muito franco-atirador dizendo isto para ver se o povo acorda e fica de olho.

No JC de hoje, matéria ressalta as 5 obras grandes que foram aprovadas e para as quais temos recursos que irão "desafogar" o trânsito do Recife. A matéria, que não veio assinada, ressalta a necessidade de fazer duas pontes, Iputinga-Monteiro e Torre-Santana, um integrador no binário Encanamento-Arraial e as obras da Via Mangue na Zona Sul. As pontes e o binário conectam a Zona Oeste com a Zona Norte. E eu fiquei pensando, por quanto tempo esta obras irão realmente adiantar para manter o trânsito desafogado? Eu acho que pouquissimo tempo! Primeiro porque a Torre, Madalena e entornos estão sendo literalmente tomadas de assalto pela expansão imobiliária. Vai faltar espaço para os "popós" nas vias atuais com tantos novos prédios e super-prédios que estão sendo construídos! Segundo, porque das 5 obras, apenas uma tem previsão de ser usada de forma integrada com os transportes públicos, que é a ponte Torre-Santana. As demais, serão mais um ponto de passagem para os "popós"!

Enquanto isto, ninguém fala se o tal BINÁRIO ENCANAMENTO-ARRAIAL vai ter uma faixa exclusiva para bicicletas. Ninguém cita se as tais pontes e a nova via Mangue terão alguma estrutura para os ciclistas! Quando é que os nossos governantes vão abrir os olhos para ver a cidade como ela é: uma cidade que tem muita gente para quem a bicicleta é O VEÍCULO de transporte do dia a dia! Nestas obras todas, nada está previsto para dotar a cidade de uma infraestrutura cicloviária pelo menos razoável, porque o que temos hoje é uma desgraça! Ciclovias e ciclofaixas sujas, mal sinalizadas, destruídas, tomadas pelos "popós" estacionados, e por aí vai. Interessante que enquanto o mundo civilizado está cada vez mais desestimulando o uso dos "popós" para o transporte individual, Recife e seus governantes continuam querendo mais e mais "popós" fluindo no tráfego. Nada é feito para que o motorista deixe seu "popós" em casa, e vá pedalando, andando ou de ônibus. Nada disto é interessante!

Nada disto é interessante... e porque seria? Uma ciclovia ou ciclofaixa custa barato de fazer e manter. Recursos para isto provavelmente não faltariam. Mas persite a pergunta, porque não é interessante? A quem não interessa? Porque não interessa?... É nestas idéias que nós, os franco-atiradores, temos que mirar para entender!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010