27 de setembro de 2009

UM POUCO DE CORTESIA... PELO MENOS, UM BOM-DIA!

Amigos...

Quem acompanha este blog já deve ter percebido que sou uma pessoa cordata e que escreve tanto em favor do respeito, da polidez, da sensatez e é claro, da cortesia ao pedalar e ao dirigir. Nós ciclistas somos uma parte das mais frágeis dentre as que utilizam as ruas e avenidas de nossas cidades. E dependemos da simpatia dos "mais fortes", os motoristas e motociclistas, para termos um bom dia de pedal!

Acontece que ao pedalar, percebemos que a sociedade moderna perdeu uma série de vantagens em relação aos mais antigos. No passado, por as cadeiras na rua para conversar com os vizinhos, ver a vida passar e jogar conversa fiada enquanto as crianças se divertiam, era comum. Era impensável cruzar com alguém, conhecido ou não, sem dizer um bom dia. Era considerado o cúmulo da má educação, podendo levar em alguns casos, a violência entre as pessoas.

Esta mesma violência que hoje nos afeta tanto, tem como cerne a indiferença, o isolamento que as pessoas adotaram como estilo de vida moderno. Não existe mais a figura do vizinho, e muitas vezes, moramos em prédios onde nem conhecemos quem mora ao nosso lado! E este isolamento se estende ao nosso comportamento nas ruas, ao pedalar ou ao dirigir. O outro é sempre desconhecido e nosso inimigo.

Pedalando nossa vida de repente sofre uma 'puxada de freio de mão'. Passamos a enxergar a vida mais devagar, de forma mais aberta e percebemos as 'paredes' de individualidade, de isolamento, de não-receptividade.

Perceber isto nos faz pessoas especiais, fora do sistema, do 'status-quo' vigente. A cortesia é a forma pela qual o mundo também pode perceber este nosso estado. Pedalar sempre com um sorriso na boca, sempre disposto a dar um bom dia, a orientar quem está na sua frente, aos ciclistas na contramão. Orientar com calma e tranquilidade a quem gostar da idéia de pedalar, sugerindo sempre tranquilidade, alegria, prazer. O mundo é complicado e não muda de um dia para o outro. O mundo muda por exemplos, por ações de um, que viram dois, três, quatro, dez, cem, mil. Use a educação e a cortesia para ir mudando o mundo e a opinião dos outros pedestres, ciclistas, motoristas e pessoas ao seu redor, e quem sabe um dia teremos uma cidade tão boa quanto aquela que existia no passado!

Se você não puder, pelo menos, ao passar por outro ciclista, dê um bom-dia!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010