17 de outubro de 2009

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR...

Amigos...
Acabo de ler esta matéria na Treehugger sobre a "guerra" travada em todo o mundo entre motoristas contra os ciclistas e pedestres. Alguns países realmente civilizados já transferem a culpa dos acidentes envolvendo estes personagens direto para o carro e seu motorista, sob a idéia de que este está dirigindo um veículo mais perigoso e que portanto, precisa ter mais responsabilidade quando "acidentes" acontecem.


O artigo detalha a situação que aconteceu no Texas em que uma picape com um motorista sóbrio mas que trafegava em alta velocidade, atropelou e arrastou um casal de ciclistas por mais de 60 metros. Pior, o motorista não foi nem multado e a coisa toda foi considerada pelas autoridades como um acidente. A coisa ficou pior porque o governador do Texas, vetou uma lei que exigia que os motoristas mantivessem um espaço mínimo em relação aos usuários mais vulneráveis das vias, sob alegação que já existia muita legislação sobre isto e que a nova lei só aumentaria a culpabilidade e a responsabilidade dos motoristas! È interessante que falamos de um país em que se você causa qualquer dano a propriedade de outra pessoa, a lei o obrigará a pagar tudo. Mas se você tira a vida de uma pessoa, não se paga nada...é apenas um acidente. Ciclistas pedalando nas estradas do Texas não são melhores que veados!


A discussão prossegue sobre os porquês do tratamento inferior e sem respeito com os pedestres e ciclistas em São Francisco e Boston. Quem pensa que isto só acontece em Hellcife, pode se surpreender com a frequência com que pessoas são atropeladas em ruas com calçadas estreitas com circulação de veículos pesados nas cercanias, etc. E tem quem ainda acredita que é culpa do pedestre ou do ciclista, muitas vezes obrigado por obras, cachorros ou qualquer outro motivo válido, a andar nos cantos das vias.

O artigo segue com os comentários a respeito do que aconteceu em Toronto quando um ciclista foi morto no trânsito no último verão deles. Toda a comunidade de ciclistas da cidade foi para o centro da cidade e fechou o centro a passagem de qualquer veículo, fazendo com que as pessoas passassem a ouvi-los. A cidade passou semanas com o melhor dos comportamentos entre ciclistas e motoristas, mostrando que gritar as vezes ajuda!

Finalmente, parece que pelo mundo a fora, pedestres e ciclistas estão começando a gritar pelos seus direitos como forma legítima de transporte. Carros matam pedestres e ciclistas, não o contrário. Se você assumir um volante de um carro e resolver atropelar para matar alguém, você tem muito mais chances do que se for a pé ou de bicicleta. A culpa deve ser dada a quem de direito! A César o que é de César!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Caro Rogério, sobre as fotos, vou colaborar com a nova seção, aguarde. amanhã, postarei algo sobre a viagem para bonito de bici. abraços.

    ResponderExcluir
  2. rogério, vc participa do grupo de email sobre cicloturismo? la tem umas fotos curiosissimas de uma cara que fez a propria bici reclinada no quintal de casa, bem tosco, mas muito criativo!

    ResponderExcluir
  3. ola rogério, sobre o peso que vc falou - 110kg - realmente eh muito e dificulta a pedalada. entretanto sobre subidas, sao o momento de cultivar a paciencia. com algum preparo e paciencia, toda ladeirona eh subivel. a serra das russas, 8km , a serra dos ventos 4km, porem mais ingrem. xau.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010