16 de outubro de 2009

A LÓGICA ESTÁ ESCASSA...

Amigos...

Costumo escrever sempre alguns comentários onde os maus motoristas são o meu alvo mais frequente. Bem, hoje, o foco é outro. O foco é a calçada e sua prima, a faixa de pedestres. Em anos muito passados, as ruas eram dos pedestres. As calçadas começaram a ser construídas com a chegada do carro, e com o aumento deles, chegaram os sinais de trânsito e as faixas de pedestres. De certa forma, a calçada representa um gueto aonde os "sem-carro" foram segregados, postos assim, de lado, para não "atrapalhar" o tráfego. Não é porque não tenhamos ou usemos um carro que não precisemos nos mover! E mesmo os motorizados, eventualmente também são pedestres, em algum momento. Perdemos mais espaço a cada dia, a medida em que as pessoas que dirigem e organizam o trânsito simplesmente nos ignoram como um dos elementos que precisam desfrutar de mobilidade na cidade.

E como vemos isto acontecer? Vemos todos os dias e nem nos damos conta. Quantos cruzamentos em Recife tem calçadas de ambos os lados, faixas de pedestres para "orientar o gado" onde atravessar a rua, mas ao mesmo tempo, os temporizadores NÃO tem um tempo de travessia exclusiva para o pedestre? É uma questão simples de lógica: tem calçada, faixa e sinal, então devia ter tempo para o pedestre indo de uma calçada a outra, pela faixa e obedecendo o sinal poder passar! Mas a lógica é escassa, falta mesmo. E as faltas são inúmeras. Os tempos são acertados pelas autoridades do trânsito que postam um sujeito no cruzamento com uma pranchetinha marcando quantos carros passam por minuto em cada sentido, quantas pessoas atravessam as ruas de cada cruzamento. Tanto trabalho científico, toneladas de estatísticas, e ai, um burocrata, expert em transportes lá na CTTU, vai e define que precisa colocar este ou aquele tempo nos temporizadores. E nem lembra que o pedestre existe ou considera todos uns Bolt da vida, capazes de correr 100m em menos de 9 segundos!

Será que estou errado? Pois bem, três cruzamentos de alto fluxo como exemplo!
1 - Ponte da Capunga com Beira Rio. Tempo de 17 segundos para a travessia. Não tem guarda municipal que chegue para multar tanto motorista que joga o carro por cima do sinal vermelho e por cima dos pedestres que atravessam a pista. Depois, sempre é necessário fazer dois ciclos de quem vai ou volta da Academia da Cidade para a Madalena, o tempo é mínimo para um adulto atravessar os dois sentidos sem correr riscos, exigindo que ele corra e muito para isto! Uma pessoa de idade sofre, e olhe que são muitas as pessoas de idade que usam a pista da Academia da Cidade! Custava acrescentar 3 segundos a mais para dar conforto aos pedestres que atravessam a rua por ali? Que nada... é tempo demais para quem está dentro de um carro com ar condicionado! É tempo demais para considerar aquelas coisas "sem carro" chamadas de pedestres!
2 - A Caxangá alimenta a rua José Gonçalves de Medeiros na Madalena, na ligação com a sede do Sport. No cruzamento com a Estrada dos Remédios, em frente ao Posto de Saúde Lessa de Andrade, existem CALÇADAS, FAIXA e SINAL. Mas esqueceram de novo do pedestre! Porque o sinal não tem tempo para eles atravessarem! Em um local onde provavelmente passam pessoas adoentadas, incapacitadas ou quase, indo e vindo do Posto de Saúde, faltou um pouco de sensibilidade por parte da CTTU! Mas tem tráfego demais, os coitados que se virem!
3 - E na esquina seguinte, cruzamento da Benfica com a Estrada dos Remédios-Visconde de Albuquerque, o sinal tem apenas 8 segundos de tempo. E as faixas, sumiram! Coitados, se virem de novo!

Como vocês podem perceber, número não garante respeito. Os pedestres são a grande maioria no tráfego. O Grande Recife tem mais de 2 milhões de habitantes (pedestres) e apenas 420.000 carros (quase-meio-pedestres). Mas mesmo assim, são tratados como nada pelas autoridades de trânsito. Será que assim fica mais fácil, amigos ciclistas, suportar o que nos é imposto pela falta de ação destas mesmas autoridades?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010