20 de novembro de 2009

PESANDO AS CONSEQUÊNCIAS...

Amigos...

Tenho com frequência escrito sobre os efeitos secundários da vida moderna na sociedade dos popós. Um destes efeitos, também decorrente do stress da vida moderna e da baixa qualidade da alimentação a que nos submetemos, é a OBESIDADE. Sim, em MAIÚSCULAS, porque o problema, como ela, é ENORME! No mundo afora, a obesidade já se tornou um problema de saúde pública, pelas inúmeras implicações sobre a saúde da população e pelo aumento dos gastos com saúde derivados das doenças nas quais ela participa, se não como agente, como coadjuvante principal!

A GOOD, uma revista eletrônica fundamentada em reunir conhecimento para "botar o mundo para frente" e que utiliza a infografia de forma fantástica, criou o gráfico que reproduzo abaixo, linkado para o original. O original pode ser ampliado para detalhar os números com precisão.

O infográfico relaciona o percentual de viagens COMUTADAS, a pé ou de bicicleta, com a TAXA DE OBESIDADE da população de vários países do primeiro mundo, Europa, América e Austrália. O gráfico é bem óbvio: barras verdes maiores, mais viagens de bike; barras laranja maiores, mais viagens a pé; ciclistas maiores, maior taxa de obesidade da população.

Percebe-se claramente que existem menos pessoas obesas em países em que se ANDA ou PEDALA mais (lado direito do gráfico). Nos meus dois exemplos preferidos, a Holanda e a Dinamarca, a taxa de obesidade está na casa dos 41,6%, com 22% e 15% das viagens de bicicleta e 25% e 16% a pé, respectivamente. Na outra extremidade, nos Estados Unidos, 66,7% da sociedade está OBESA. Lá o percentual de viagens feitas de bike é cerca de 1% e a pé, 9%.

Então se você estiver preocupado com aqueles "pneus-balão" ao redor da barriga, se seu cardiologista já mandou reservar vaga para você na UTI Cardiaca, ou se sua mulher andou atualizando seu seguro de vida, "por garantia", fique esperto! Deixe seu carro em casa, vá para o trabalho pedalando ou andando, e garanta mais um tempinho para seu espírito aqui embaixo, no nosso vale de lágrimas!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010