31 de janeiro de 2009

MEGALOJA ONLINE

Amigos...

Visitando outro blog deparei-me com uma propaganda interessante:
A MAIOR LOJA ONLINE DE BICICLETAS DA EUROPA.... fui lá conferir, e é humilhante! Verifiquem aqui e procurem por HELMETS [capacetes!] e confiram a variedade de modelos, cores, tamanhos, etc... Computadores? Dúzias! Vestuário, toneladas!... é de babar! Pena que tudo em LIBRAS ESTERLINAS. O negócio é na Inglaterra! Quem quiser, guarde o endereço para procurar aquele ítem que não encontra em canto algum, tipo "CÂMERAS PARA CAPACETE" [HELMET CAMERAS]... lá tem!

BICICLETAS PARA TODOS

Amigos...

Deu no Blog do Jamildo:

LULA VAI LANÇAR PROGRAMA BICICLETA PARA TODOS

É, sem dúvida, uma ótima idéia. Soluções como ciclovias, sinalização específica, legislação mais rígida, bicicletários, etc são sempre derivadas da necessidade da população. E ainda não temos esta necessidade tão patente para toda a sociedade. Basta para isto ver o tipo, a quantidade e a qualidade das bicicletas e dos bicicletários existentes hoje circulando em Recife. A medida que aumentar o número de bicicletas nas cidades, naturalmente vai valer a pena aos políticos, que vivem de agradar aos eleitores para serem votados sempre, correr e vestir a nossa camisa de ciclistas, e começarão a fazer obras para tornar as cidades mais pedaláveis. Deste ponto de vista, ótima iniciativa. Por outro lado, uma bicicleta por 300 reais está cara demais. Ontem vi em um supermercado uma do tipo barraforte por menos de 200, made in china, claro!...

29 de janeiro de 2009

GALLUS SOFRE SEU PRIMEIRO REVÉS...

Amigos...

Como em todas as quintas-feiras, a madrugada vazia de Recife esperava pelo Gallus para acordar! Mas hoje teve gente que perdeu a hora! Saímos como de praxe às 5h, dalí de onde parte o Corujaqueira às terças-feiras. A pedalada ia bem, a rota desta feita iria até o Marco Zero via Sport/Dom Bosco, Conde da Boa Vista e Guararapes. Mas em frente ao mercado da Madalena, um dos nossos perdeu o pedal. A porca soltou-se e, naturalmente, sumiu! O coitado ficou com o pedal na mão! Por consenso, desistimos da pedalada e resolvemos acompanhar o amigo até a Jaqueira novamente, pelo caminho mais curto. Ninguém deve ficar para trás, e a segurança de cada um depende do grupo todo andando juntos. Resumindo, passeio cancelado. Guardei o roteiro para a semana que vem! A única coisa boa foi poder fazer uma foto dos amigos do GALLUS. Fotomontei com os demais, presentes ou não: tem gente viajando de verdade e viajando no travesseiro tb!!! hehehe... Olha a imagem para a POSTERIDADE!

Quem quiser participar do GALLUS basta acordar cedo e estar PONTUALMENTE ÀS 5H DA MANHÃ no ponto de partida do Corujaqueira nas terças! O GALLUS sai para 20-25km de pedalada em uma hora apenas, porque tem gente que trabalha ou estuda e precisa voltar cedo! A idéia é melhorar o condicionamento cardio-vascular com uma boa pedalada matinal! A gente volta outro e o dia é muito mais rentável! Participe! Mande um email para Rogério Leite, com seu celular e seu email dizendo que quer participar do Gallus e vc vai receber o mapa da pedalada a cada quinta por email, e um torpedo na noite de quarta para confirmar sua participação. Nosso desafio agora é juntar mais participantes e com isto, poder expandir as rotas e a velocidade de pedalada. Venha e acorde seus amigos. GALLUS, MUITO MELHOR QUE PEDALAR NA ACADEMIA!

28 de janeiro de 2009

9 SEGUNDOS INTEIROS... VAI FAZER FALTA!

Amigos...

Novamente um descalabro que preciso comentar. 9 segundos, tempo para travessia pelos pedestres de dois pontos de tráfego desprezados pelas autoridades: O CRUZAMENTO JOSÉ OSÓRIO - BEIRA RIO, na Madalena, e o CRUZAMENTO BENFICA - ESTRADA DOS REMEDIOS/VISCONDE DE ALBUQUERQUE. Em ambos, 9 segundos! Um adulto, normal, sem problemas, andando normalmente leva 11 segundos. Uma pessoa de idade ou uma criança pelo menos 15 segundos. Então temos de agradecer aos motoristas que nos deixam concluir a passagem: parece favor, mas não é! É SERVIÇO PEBA, MAU FEITO, da CTTU que não dá o tempo correto para as pessoas atravessarem a rua. Só no dia que uma velhinha ou uma criança morrer atropelada, eles vão querer fazer algo!
Vamos completar a PORRETADA DO DIA na CTTU, um cruzamento complicado NÃO TEM TEMPO DE TRAVESSIA PARA PEDESTRES! É o cruzamento DOM BOSCO - CARLOS DE LIMA CAVALCANTI/CONDE DA BOA VISTA. De um lado o CONTATO e o AMERICANO BATISTA. Do outro, SALESIANO, COLÉGIO ISRAELITA e NS.DO CARMO. E a rua que serve a todos? DOM BOSCO. E no principal cruzamento dela NÃO TEM TEMPO DE PEDESTRE PARA TRAVESSIA! AH E TEM GUARDA MUNICIPAL NA ESQUINA!!! Inquiri o guarda sobre COMO NÓS PEDESTRES DEVERIAMOS ATRAVESSAR, E ELE "INOCENTEMENTE" disse que era uma faixa de pedestre e que os carros PARARIAM caso fosse necessário. Esqueci de perguntar se ele veio em uma nave espacial classe Galaxy ou foi teleportado diretamente para aquela função! Que sem NOÇÃO gente! Nota ZERO para a CTTU nos dois problemas!

É VERÃO... E A CORUJA GOSTA MESMO DE ÁGUA DE COCO!

Amigos...

Novo passeio do Corujaqueira a Boa Viagem. A rota foi invertida [ver mapa no MAPMYRIDE], passando antes pelo Marco Zero, depois seguindo para Boa Viagem e retornando pela Imbiribeira e Afogados. Foram com certeza mais de 200 ciclistas ontem.

Continuo meu projeto de fotos com efeito de movimento. Portanto não reclamem dos fios. Clique na foto abaixo para ver as fotos.

crj27jan09






27 de janeiro de 2009

O CAPACETE!

Amigos...

Esta matéria no TREEHUGGER tinha o sugestivo apelo "Um capacete de bicicleta que vai deixar vc parecido com o Russel Crowe!" A Bike Helmet That Makes You Look Like Russell Crowe

Bem... até que fica... que que vcs acham?
Em caso de dúvida, consulte a matéria original e veja a foto do Russell em "Gladiador"... o capacete foi inspirado nos antigos capacetes romanos... agora minhas dúvidas... SEM FORRO AMORTECEDOR? SEM TIRANTES PARA PRENDER NA CABEÇA? VENTILADO SIM, MAS AERODINÂMICO? Bem são perguntas de designer... Não consegui ver nada no estúdio RODRIGO CANEDO, designer espanhol que criou o modelo. Mas é bonito o projeto né não???



22 de janeiro de 2009

SÃO PAULO POOOODE!

Amigos...

Sampa vai fazer aniversário no próximo dia 25... e vai dar um belo presente a 5.000 inscritos na BIKE TOUR: Uma bike de 18 marchas e mais um kit para cada participante! O passeio sai da nova Ponte Estaiada e percorre 10km na região das Marginais do Pinheiros e USP. Mais detalhes na matéria do G1! Só levou 2 dias para acabarem as inscrições! Aqui ia ser um verdadeiro quebra-pau para receber a mesma!!!

Excelente iniciativa em prol do uso da bike por todos. Será que os "poderes" constituídos se comoverão com esta demonstração do desejo cada vez mais premente por políticas públicas em prol da magrela!?!?! Vamos torcer... implantar uma política publica bem sucedida em Sampa ia dar uma enorme força aos cicloativistas!

Vamos acompanhar!



GALLUS CANTOU DE NOVO HJ!

Amigos...

O Gallus Bikers saiu de novo hoje! 5h5m da matina estavamos começando outra rota até o Centro Histórico. A repetição do alvo se deu porque o grupo ainda é pequeno e não dá para arriscar os lugares mais inseguros da cidade. Mas estamos crescendo e em breve iremos ousar voos mais altos! Desta feita, Eu e Marcílio recebemos dois novos adeptos: Sávio e Isaac! Rubens não pode comparecer porque viajou a trabalho e Rondon não deu satisfação [cadê o cara?!]. Mesmo assim, vamos firmes e fortes todas as quintas feiras, com o despertar da madrugada. Novamente ruas vazias, praticamente nenhum trânsito. A rota seguiu pelo Espinheiro, Mario Melo, Treze de Maio, Santa Isabel, Paço da Alfândega onde fizemos uma breve parada para água e reorganizar o caminho de volta, pela Ponte Giratória, Guararapes, Aurora, Visconde de Suassuna, Monte Castelo, Parque Amorim, Rosa e Silva, Conselheiro Portela, Rua do Futuro [pela contramão - mas afinal não tem trafego nela e tem muito na Rosa e Silva!], Praça Flemming [onde ficou Sávio], Shopping Plaza, 17 de Agosto [onde ficou Marcílio], Parnamirim, Jaqueira, Bungaloo onde encerramos o grupo.
Saindo de casa e voltando 22,5km em cerca de uma hora e 10 min! Minha velocidade média foi de 19,3 km/h e o batimento médio de 140bpm. Treino aeróbico excelente. A média de velocidade aumentou um pouco, quem sabe na próxima conseguimos 20km/h! A meta é pelo menos 25km/h.

21 de janeiro de 2009

CORUJA GOSTA DE SORVETE?

Amigos...

Aparentemente sim. Fomos passear em Olinda, de novo até o Bacana. A rota fugiu novamente ao tradicional, indo pela Estrada do Arraial e saindo pela Avenida Norte, Cruz Cabugá, Bairro do Recife, Forte do Brum, Ponte Limoeiro. Seguiu então pela litorânea até Olinda. O Bacana nos deliciou com ótimos sorvetes como sempre. Aliás, dado que todos os grupos passam por lá, ele até deveria patrocinar alguns grupos. Porque umas 50 pessoas tomaram sorvete lá ontem! Já garantiu o dia deles! A volta foi o tradicional caminho Agamenon, João de Barros e Conselheiro Portela, seguindo pela Rosa e Silva até a Jaqueira.

Olha o mapa!

Olha as fotos!

Atenção com as fotos... estou praticando ainda um efeito de sincronização do flash em baixas velocidades de obturação... algumas fotos ficaram ótimas, com o objeto parte focado, parte em movimento, e o fundo bem movimentado... outras não!... Regra geral, publico todas... mas com certeza algumas estão bem melhores que as outras!


19 de janeiro de 2009

GALLUS... de novo, again!

Amigos...

AVISO AOS INTERESSADOS: O Gallus Bikers sai na próxima quinta feira, do mesmo ponto do corujaqueira, na mesma hora: 5h em ponto - chegue alguns minutos antes. A rota ainda está sendo decidida. Desta vez, vamos tentar os 23km/h media!

O PARAÍSO ESTÁ MAIS PERTO DO QUE PENSAVA!

Amigos...

Ontem fui conhecer a belíssima Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Caríssima, exclusivissima e de acesso restrito a quem se dispuser a uma longa caminhada a pé pela praia ou for a uma das pousadas de beira-mar que só admitem hóspedes e convidados [eu!].
Se o paraíso existe, lá é uma amostra grátis [nem tão grátis assim!]... que maravilha de praia! Águas limpas, areia branca, formando uma gigantesca piscina natural sem ondas, o paraíso para meu sobrinho de 3 anos.
Apesar de não ter pedalado ontem porque 90km de ida e mais 90 na volta precisa de algo mais rápido ou de apoio, aproveitei para pensar como seria uma pedalada para lá. Para isto observei a estrada e os caminhos que usei... e a maioria não tem acostamentos, são vias cheias de curvas, que se torna impensável pedalar pelas vias normais. Os veículos andando a 80/100 por hora fazem desta uma jornada de alto risco. Deve ser possível traçar outro trajeto até lá por vias alternativas. O GOOGLE MAPS está atualizado apenas na vista de Satélite. No mapa é bem vazio, inclusive não incluindo o Rio Formoso. Seria preciso desbravar e marcar novas trilhas por lá. Quem sabe indo até Serrambi e atravessando de barco até lá??? A pensar!

17 de janeiro de 2009

CELEBRIDADES DÃO O EXEMPLO!

Amigos...

Mais do que nunca ser ciclista é ser consciente. Ninguém vai me convencer que um carro é SEMPRE necessário ainda mais em nossa cidade. Bikes e ônibus são excelentes aqui. Recife, podem pensar o contrário, tem um bom sistema de transporte público, que como em todos os lugares do mundo, ai incluindo PARIS e MADRID, ambas dotadas de metrôs eficientes e amplamente distribuídos e que AINDA SIM ANDAM LOTADOS na hora do rush. Numa cidade como a nossa, plana, cuja a maior elevação é o viaduto do Carrefour, vamos e convenhamos, TODOS tinham de usar bicicletas. Faz calor? E daí! Sai mais barato construir um vestiário em cada prédio comercial da cidade que RECAPEAR todas as ruas só para os carros andarem suaves! Bem, mas voltemos a questão da consciência. Quem tem de dar o exemplo é quem pode, que é "persona pública"... e eles dão, mas só lá fora! Veja aqui em um slideshow da TreeHugger que até BRAD E ANGELINA, o fazem! Sem falar no Lance Armstrong, o Leonardo Di Caprio entre outras celebridades.

Andar de bike está se tornando cult. A gente precisa sonhar grande, com a CONDE DA BOA VISTA exclusiva para uma linha LESTE-OESTE geral, e bicicletas. Nem taxis nem carros particulares entrariam nela. Nem caminhões de entrega, nada! Sonhar ainda é de graça!

16 de janeiro de 2009

GALLUS ACORDOU RECIFE HJ CEDO!

Amigos...COCORICOCÓÓÓÓÓÓ!!!! O galo cantou mais cedo hoje na cidade. Saiu o primeiro passeio do GALLUS, partindo da Jaqueira até o Marco Zero, apenas 21,77 km em uma hora e pouco, com velocidade média de 18,66 km/h! A cidade vazia ajudou bastante.

4:20, sonhando, acordamos para pedalar. A saída atrasou um pouco por conta de uma chuva de verão, rápida e caceteira, que transformou a cidade em uma única avenida melo rego! Hehheh... A rota é comum, mas inovamos na volta passeando nas vizinhanças do cemitério de Santo Amaro. Logo depois pegamos nosso primeiro "desorientado" matinal que entrou com uma picapona em um poste perto do Osvaldo Cruz! Ninguém que estava na picape, além da própria picape, parece ter sofrido nada, seguindo em frente logo em seguida! Fora isto, as ruas são nossas e da polícia. Pouca gente nas ruas, pouquissimos carros, vários ônibus e muitos carros de polícia!!! Não fiz fotos, porque o grupo ainda é pequeno e não conheciamos o risco de pedalar de madrugada para confiar em levar a câmera. Mas o exercício aeróbico valeu demais da conta! Vamos repetir a dose na próxima quinta feira, 5h da manhã em ponto, na igrejinha da Jaqueira. E se Deus quiser, sem chuva!!! hahahahah
Olha o mapa!

Agora o MARKETINGUE! Quem quiser sair no GALLUS precisa entender a proposta dele! MELHORAR O CONDICIONAMENTO CARDIO VASCULAR. Para isto, pretendemos andar sempre acima de 20km/h por apenas uma hora [+/-]! É atividade aeróbica por natureza, sem objetivos turisticos, culturais ou mesmo esportivos. A idéia é atingir um condicionamento tal que possamos ir gradativamente aumentando a velocidade, queimando mais as gordurinhas e melhorando a disposição. Os interessados devem ter em mente que pretendemos pedalar mais rápido que o APS e o CORUJAQUEIRA nas terças, OBJETIVANDO UM DIA, conseguir pedalar bem no CORUJAQUEIRA nas QUINTAS, sem morrer nem usar o carro de apoio!... Portanto, se vc se encaixa neste perfil e acorda cedo sempre, JUNTE-SE A NÓS E venha CACAREJAR ACORDANDO A CIDADE DO RECIFE!!!

14 de janeiro de 2009

JÁ DEU SAMBA, MAS SERÁ QUE DÁ FREVO???

Amigos...

O SAMBA está no Rio e já operando. SAMBA é o sistema que permite o aluguel de bicicletas na cidade maravilhosa. Mais detalhes aqui. Montado e gerido pela SERTEL, empresa pernambucana que desenvolveu o sistema.

A notícia é que vem para Recife tb!... Será que vai dar FREVO?


CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Amigos...

Abaixo um extrato do CTB aonde se fala a palavra BICICLETA ou CICLISTA. Grifos são meus. Observem seus direitos e cobrem de seus representantes MUNICIPAIS [Você ainda sabe em quem votou para vereador e prefeito não sabe? Ou vc é um péssimo cidadão - ser cidadão é ser capaz de ser votado e de votar em seus representantes, mas também controlar o que estas "figuras" fazem com o SEU dinheiro, aquele suadissimo que vc luta para ganhar e o governo para "abocanhar" a parte do Leão!!! Portanto, FIQUE ESPERTO e encha a caixa de emails deles com MUITAS COBRANÇAS, TODOS OS DIAS... a gente ainda quer que Recife fique melhor para quem pedala não?

-------------------------------------------------
LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.
Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
...
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;
=====
Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
...
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas; [NÃO É DUPLICADO... É CONFUSO MESMO!!! SÃO OS ÓRGÃOS EXECUTIVOS DO MUNICÍPIO - PREFEITO E VEREADORES - E OS ÓRGÃOS DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO - CTTU E DETRAN!!!]
=====
Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
...
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
=====
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. [TEMOS PREFERÊNCIA SE NÃO HOUVER CICLOFAIXA!!!!]
...
Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.
=====
CAPÍTULO IV
DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS
Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
=====
Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
...
VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
...
=====
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração - média;
Penalidade - multa.
=====
Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:
...
XIII - ao ultrapassar ciclista:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
=====
Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
=====
ANEXO I
DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Para efeito deste Código adotam-se as seguintes definições:
ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.
BICICLETA - veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste Código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.
BICICLETÁRIO - local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas.
PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.



CORUJAQUEIRA BATE FORTE NA VOLTA!

Amigos...

CORUJAQUEIRA retornou das férias ontem e resolveu bater forte na volta! Mais um passeio "água de coco" [aka BOA VIAGEM, again!]... Mas ao contrário das outras vezes, a volta foi pelo centro da cidade, Marco Zero, e esticou a quilometragem a 35 km puros! No meu caso, 41,5 km porque a conta começa e termina aqui em casa!!! Parado a quase 3 semanas por conta das costas, como vcs já sabem, penei para cumprir a rota toda, mas consegui! É muito peru, panetone, docinhos e salgadinhos do final de ano, ainda, somado a 3 semanas de "repouso"!!! Olha, eu até que fiz umas fotos, mas todas horriveis! Acho que vou aposentar a câmera para fotos noturnas... ou bem pedalo, ou bem fotografo! heheheh... Mesmo assim vou posta-las mais tarde! Vamos que vamos!!! Ah, e aqui vai o mapinha da empreitada!



8 de janeiro de 2009

CALENDÁRIO LEGAL...

Amigos...

O Blog TRANSPORTE ATIVO está disponibilizando um Calendário com 12 imagens para estimular vc a pedalar sempre! Quem estiver interessado pode clicar na imagem abaixo e ir direto ao link para fazer os downloads [um para cada mês!]... Já está na minha máquina!

6 de janeiro de 2009

AFINAL 2009

Amigos...

Afinal o novo ano chegou. Espero que todos tenham um ótimo 2009, cheio de saúde, paz, alegrias e muitas pedaladas. Comecei o ano achando que minha coluna tinha algo mais grave [HÉRNIA, RUPTURA DE LIGAMENTO, ETC..], mas uma nova consulta no hospital de ortopedia me deixou mais tranquilo: é apenas desgaste natural da idade [EITA!]...e do peso. Mais do que nunca terei de secar, retirar todas as gordurinhas extras e conto com vcs, do APS e do CORUJAQUEIRA, para garantir minhas costas novas!!! Como tive nova crise no domingo passado, estou descansando, com gelo e Celebra! Espero retornar juntos com vcs EM BREVE!...Afinal tenho de testar meu novo ciclocomputer, presente de minha irmã!... Vamos que vamos!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010