11 de janeiro de 2010

ADOTE VOCÊ A BICICLETA...

Amigos...

Costumo debater com quem quiser o assunto pedalismo, o uso da bicicleta para ir ao trabalho. Claro que todos estamos carecas de saber que o trânsito de Recife está uma loucura. IPI de menos, carros demais, fundo de participação dos munícípios de menos - parte do IPI é repassado a este fundo distribuído com os municípios do Brasil-, falta de recursos da cidade para investir em obras de desenvolvimento e melhoria.

Também claro, muita falta de criatividade dos nossos gestores. Quando o dinheiro falta, é na criatividade que podemos nos amparar. Fazer mais com menos. Se não dá para fazer a coleta seletiva, adote o consumo consciente. Se falta dinheiro para obras viárias, incentive as bicicletas. Se não dá para pagar creches para todas as crianças, crie programas baratos para elas nas academias da cidade.

Momentos de falta de recurso são excelentes para arriscar soluções criativas. Na década de 70, quando o Brasil vivia sob ditadura, sob a idéia maluca de ser auto-suficiente em tudo, apostamos no álcool durante a crise do petróleo. A Dinamarca, que não tinha tanto espaço para plantações de cana, e que ainda precisava conviver com invernos rigorosissimos, investiu em energias renováveis, como o vento e o sol, e redescobriu a bicicleta como meio de transporte.

Hoje, em tempos bicudos e com a ameaça do aquecimento global, é a hora certa para nossos gestores serem criativos. Mas eles são governados pela opinião pública. Só se formos vistos é que podemos ter uma tênue esperança de que adotem políticas públicas voltadas para a bicicleta como meio de transporte. Resumindo, quando você usa a sua bicicleta para ir ao trabalho, você compõe a cultura popular da bicicleta. Vc é um canal, um veículo para a formação da opinião que precisamos: transformar Recife na cidade mais pedalável do Brasil!

Sonhar faz parte do processo criativo!

COMENTEM!!!

Um comentário:

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010