30 de março de 2010

DICAS & TRUQUES PARA UM PEDAL SEGURO I

Amigos...

Muitos desejam usar a bicicleta no seu dia a dia, mas temem sua segurança no trânsito e patrimonial. Aqui uma pequena coletânea incompleta de dicas para ajudar os indecisos e medrosos.
  1. SINAL DE TRÂNSITO... A regra é sempre se fazer visível. Quando o sinal fechar, tente passar pela direita dos carros e posicione-se em cima da faixa de pedestres, procurando ser visto pelo carro que está imediatamente atrás de você. Na faixa, você é pedestre, portanto, desmonte, fique com os dois pés nela! Mantenha-se atento ao sinal e saia assim que abrir, procurando não ocupar toda a faixa.
  2. TRAVESSIA DE PONTES... Pontes costumam ter menos pistas que as vias que as alimentam, estrangulando o tráfego nela, de alguma forma. Se você for pelo cantinho, tenha certeza que os carros irão tentar passar e vão espremer você contra o batente da calçada. Pedale a pelo menos 1m do batente, ocupe parte da faixa e obrigue o motorista a se acalmar. Ele pode até buzinar e alguns chegam até a forçar a passagem, mas se você tem um metro ao seu lado, tem para onde fugir e freiar parando. Nunca pedale pela calçada. Se tiver tanto medo assim, desça, e atravesse pela calçada empurrando a bike!
  3. ENTRANDO A ESQUERDA... Uma das mais difíceis manobras para o ciclista, em especial em cruzamentos de vias de mão dupla. Se houver sinalização específica, vá para a frente do carro que vai entrar à esquerda, e faça sinal para ele te permitir atravessar. Geralmente não existe o sinal específico, mas existe um contorno de quarteirão que permite a travessia. Vá para a frente dos carros quando o sinal fechar, e ao abrir, parta na frente para evitar os carros que querem entrar à direita. Faça o contorno de quarteirão, e mude a direção, posicionando-se na transversal virado para a esquerda de onde você vinha. Quando o sinal abrir, atravesse com cuidado.
  4. SINALIZE SEMPRE... Mais frágil do que o carro, o ciclista e sua bike devem sempre manter olho no olho dos motoristas, e sinalizar sempre suas intenções, não deixando margem a dúvidas. Fique atento a todos os elementos do tráfego, e não deixe para avisar em cima da hora.
  5. ÔNIBUS PAROU... E você para atrás, de forma que o motorista possa vê-lo pelo retrovisor. Nunca ultrapasse um ônibus a menos que ele sinalize que quebrou. A bicicleta é o veículo mais rápido do trânsito, e a pressa é uma inimiga mortal! Algumas empresas de ônibus, em especial as da Zona Norte de Recife, treinam seus motoristas que costumam respeitar mais os ciclistas. Outras, em especial as da Zona Sul, fazem o contrário. Portanto, fique atento e denuncie os abusos. Ninguém muda sem a devida pressão.
  6. ATENÇÃO CONSTANTE... Quando pedalar sozinho, planeje sua rota por ruas menos movimentadas e mais seguras. Quando pedalando em vias de grande movimento, fique atento a possibilidade de assaltos, sempre olhe para a frente, evite ser pego desprevenido. Se assaltado, não reaja. Sua bicicleta não vale sua vida, por mais cara que seja. Ao estacionar, amarre sempre sua bike no quadro. Evite ter dispositivos de troca rápida de rodas e selim, para a bike que roda na cidade, ou providencie travas específicas para estas partes, com chaves. Remova qualquer coisa que dê idéia de valor da sua bike, adesivos, nomes de fabricantes, etc, ou cubra com fita adesiva preta. Furtos de lâmpadas, ciclocomputadores e outros acessórios tb são comuns, não facilite.
Esta é a primeira parte de uma série de posts sobre DICAS e TRUQUES para ciclistas neófitos.
Acrescentem e COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Rogério, olha que legal para levarmos nas pedaladas e jogarmos por aí:
    http://jardinagemlibertaria.files.wordpress.com/2007/12/bolas-de-sementes.jpg
    Fica a idéia!

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia, Gledson. Fico pensando quando passo por áreas de mata rasa porque elas, abandonadas como estão, não se recuperam, não voltam a crescer as matas. Pode ser que seja justamente por falta de sementes. Apesar de que as leguminosas são boas para aumentar o N2 no solo, creio que o ideal seria um conjunto leguminosa com fruteira. Vou pensar em algumas!...Alias, a idéia é tão boa que me pergunto se alguém já não está fazendo elas comercialmente, para a gente comprar pronto?!?!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010