4 de março de 2010

FAÇA SUA SEGURANÇA...

Amigos...

Alguns colegas falaram da falta de segurança para pedalar no dia a dia. Que sentem-se intimidados pelos carros, pelos ônibus e pelos riscos de roubo. É certo que no atual estado da segurança pública e trânsito no Recife, melhor prevenir do que remediar. É preciso que cada um faça um pouco pela própria segurança.

Antes de mais nada é preciso que se saiba que acontecem bem menos acidentes com bicicletas do que com carros e muito menos que as motos. Quem pedala sabe que nossa resposta a alguma aproximação de um carro ou de um possível assalto, é de baixa velocidade. No carro, vc acelera e rapidamente pode ficar fora do alcance preciso de um assalto ou de um outro carro que se aproxime perigosamente. Mas de bike, a velocidade baixa nos deixa vulneráveis.

Então primeiro escolha precisamente o roteiro que pretende pedalar. Observe que uma bicicleta roda melhor se mantiver a velocidade constante. Uma grande avenida cheia de cruzamentos não é a via ideal para pedalar. Observe se não existem variantes com menos movimento. Mesmo que aparentemente fique mais longe, a velocidade constante e o menor risco torna a pedalada agradabilissima.

Depois esteja certo de que sua bicicleta não atrai olhares de inveja. De nada adianta ter aquele modelo de R$ 5.000 se você só pode rodar com ela em grupos grandes. É um "coelho assustado" permanentemente. Para pedalar nas ruas e sozinho, prefira bicicletas mais simples, sem muitos acessórios e sem muitos adesivos de marcas. Nada mais atrativo que um câmbio Shimano ou um quadro Giant. É chamariz de ladrão. Isto não significa que você não deve pedalar com estes produtos. Significa que vc deve ocultar dos "amigos do alheio" marcas e outros itens que valorizem a bike, e que se vendidos rendam muitas pedras de crack ao ladrão.

Finalmente, use a cabeça, sempre. Pedalar nas ruas não é como pedalar em um velódromo. Fique atento, olhe para frente todo o tempo, não use I-Pod para pedalar para não se distrair, analise as pessoas que estiverem em pontos de ônibus sózinhos ou em grupos pequenos, observe quem se aproxima para atravessar, e fique atento aos cruzamentos e pontos onde os carros normalmente mudam de direção. Os riscos existem para todos, mas pedalar dá tanto prazer que realmente vale a pena corre-los.

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Olá Rogério;
    Boas observações. Vou publica-las no meu blog, se você não fizer objeção. Claro que com a devida referência.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem comentado,amigo! Eu que sou adepto de uma pedalada solo, também sempre estou a planejar meus roteiros...vivemos num país livre mas inseguro sob vários pontos de vista.Mas não deixo de pedalar apesar de!

    ResponderExcluir
  3. BSL... claro que pode usar. Quanto mais divulgadas as idéias, mais seguras as avenidas e ruas de nosso país poderão se tornar!

    Djanilson... o caso é que é inseguro em qq situação. De carro, bike, a pé. Não é deixando de fazer o que se gosta que se conserta um país. Precisamos cobrar segurança dos gestores tanto os que lidam diretamente com a segurança pública quanto os que lidam com o tráfego. É ficar de olho e botar a boca no trombone, literalmente.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010