24 de março de 2010

O CARRO VAI ME PEGAR...

Amigos...

Recentemente tive uma conversa com um colega ciclista que, apesar de pedalar com os grupos pela cidade, tem receio de fazer 1km de casa para o parque da Jaqueira pelo tráfego noturno. Receio de pedalar pelo trânsito, à noite. Então pensei em algumas sugestões para os "marinheiros de primeira viagem no tráfego" de Recife!
  • APAREÇA - Fique visível, bem visível. Use um roupas claras, coletes ou faixas refletivas, luzes fortes e bem direcionadas, ande com as costas eretas, se possível. Digamos que isto por si, já reduz a possibilidade de ser pêgo por acidente por um carro ou ônibus. Você está lá, o outro motorista vai te ver, e no máximo, encher teu saco buzinando. Se vc tem uma bike estradeira, considere a idéia de troca-la por uma bike de cidade, que deixa vc em uma posição mais elevada ao pedalar. Faça tudo para ser o mais visto da rua!
  • ESCOLHA - Ao pedalar nas ruas, vc não é carro, mas muitas vezes continua pensando como motorista de um, seguindo avenidas movimentadas, pegando cruzamentos perigosos, etc. Escolha ruas laterais e menos movimentadas, rode mais para evitar um cruzamento cabuloso, e acima de tudo, programe sua rota com antecedência, pensando onde são os pontos críticos e o que se pode fazer para reduzir o risco.
  • PACIÊNCIA - Pedalar é ir, chegar uma consequência. O prazer está em cada pedalada, no ar ao seu redor. Vc não está limitado pela "lata". Pedale sempre com paciência, sem pressa, sem agonia. Saia com mais tempo e esteja tranquilo ao pedalar. É uma atividade altamente anti-estressante, assim, desfrute e vá. Pedalar pelo tráfego não é ciclismo, é mobilidade. Velocidade e "agilidade" é a pior forma de conduzir sua bike no tráfego.
  • RESPEITO - A lei, ao pedestre, ao carro, ao ônibus e caminhões. Pedalar no tráfego não é tribuna de debates. Não é o local para vc convencer quem faz barbeiragens contra você de que eles está errado. Sorria sempre, seja cortês, siga as leis do trânsito, REAPRENDA a ser aquilo que o carro te roubou: CIVILIZADO!
Seguindo estes conceitos você vai descobrir o prazer que é ir a qualquer lugar pedalando. Aproveite!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Pois é... uma boa sinalização e cortesia são fundamentais pra pedalada noturna e "sozinha" se tornem menos perigosas... de primeira é horrível msm, principalmente qnd avenidas movimentadas são inevitáveis... mas depois, nos "acostumamos" (ou levamos menos sustos, ou temos mais confiança)... bom, o bizu é deixar o receio de lado e ir pedalar... =)
    Muito bom esse post...

    enio PAiPA

    ResponderExcluir
  2. Enio... em parte vc tem razão, a questão de nos acostumarmos. Eu tenho um pouco de receio de que de tão acostumado eu relaxe e cometa um erro fatal. Por isto, fico alerta mesmo acostumado. Pedalo defensivamente, sem medo, mas com cautela.

    A camisa de manga longa vai sair assim que encontrar um fornecedor. Te aviso quando!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010