5 de março de 2010

PORTO SEGURO...

Amigos...

Parte do problema de pedalar nas cidades como forma de deslocamento, para o trabalho, escola, etc, é saber onde se pode guardar a sua bicicleta enquanto faz o que veio fazer. Entenda que não estou dizendo aonde vc pode parar e larga-la. Isto vc faz em qualquer lugar! Falo em GUARDAR. Falo em deixar sua magrela segura, e ter a certeza de que vc vai encontrar tudo lá quando voltar, exatamente da forma como deixou.

Nossa cultura pedalistica (uso da bike como meio de transporte) é baseada nas pessoas de baixa renda com bicicletas simples, muitas do tipo "barraforte". As trancas vão desde aquelas que não resistem a um alicate doméstico até as correntes grossas e os cadeados pesados. Estas bicicletas não têm partes facilmente removíveis, não tem selins com ajuste rápido, rodas com troca rápida, faroletes, ciclocomputadores, etc. Quando muito, um engradado de plástico amarrado com arame no bagageiro, aumentando a "capacidade de carga". Mesmo assim é, na maioria das vezes, o único patrimônio do dono.

Nós, que dispomos de mais algum recurso, temos de tentar proteger as nossas usando trancas e mais trancas, bicicletas mais simples, disfraçadas, ou trocando tudo "rápido" por algo mais "lento". Mesmo assim não é 100% garantido. Vc nunca sabe se quem vai voltar e encontrar tudo. Como resolver isto?

Por um lado, usando a união: estejamos alerta para toda bicicleta estacionada como se fosse a nossa. Alertar o dono ou a polícia se suspeitar de um roubo em andamento. Depois protegendo a nossa da melhor maneira possível: travas de boa qualidade, bloqueios chaveados para as troca rápidas (será que existe isto? Se não existe, deviam inventar!) e escolha de lugares seguros para a guarda. E finalmente, cobrando de quem é responsável por estacionamentos de shoppings, hipermercados, negócios em geral, a instalação de bicicletários vigiados e controlados, o que pode se tornar um diferencial de mercado.

A melhor abordagem é pensar como ladrão: olhe para sua bicicleta e veja com "cobiça" o que vc "roubaria" e como o faria. Isto vai te indicar como protege-la.

É isto ou então você reza, e entrega a Deus e ao ladrão!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010