12 de março de 2010

RECIFE E OS CICLISTAS...

Amigos...

Moramos em uma cidade que não tem dado a devida atenção as suas vocações naturais. Uma cidade que hoje comemora 473 anos sem tomar conta de seus rios, sem pensar na sua planura, sem olhar para sua população.

Recife tem o apelido de Veneza Brasileira, construída em cima de ilhotas e áreas de manguezal na foz dos rios Capibaribe e Beberibe. Ambos, mortos e enterrados em vida, esquecidos pelas autoridades, mal aproveitados e continuamente sufocados por seus cidadãos.

Em uma cidade plana, não temos uma infraestrutura nem ao menos ruim de ciclovias. Copenhagen, na Dinamarca, um país parte do ano congelado, está construindo 15 cicloestradas, grandes vias expressas para uso por ciclistas, trazendo as pessoas dos subúrbios mais distantes para o centro com toda a comodidade. O Recife constroi quase nada de ciclovias, e mesmo quando o faz, pisa na bola sistematicamente.

Só imagino que fazem isso de propósito. Propósito de manter a bicicleta como veículo da massa pobre e desvalida. De incentivar o uso do carro particular pelas classes média e rica, como forma de manter um sólido comércio de veículos, combustível, peças, manutenção e obras na cidade. Alguém deve estar lucrando com isto, sejam os donos dos postos de gasolina, das revendas de automóveis e das empresas de manutenção ou mesmo os políticos. Construindo ciclovias e ciclofaixas espalhadas, perdidas, sem eira nem beira, pela cidade, apenas quem realmente precisa usa. Porque vai usar a via mesmo, não tem alternativa. Com um arremedo de ciclovia, melhora. Não é ideal, mas que fazer?

Fazer a coisa certa para todos era o ideal! Interligar bairros por vias seguras e bem sinalizadas, fazendo a classe média descobrir a bicicleta. Se não todos, pelo menos quem puder e quiser vai ter como. E isto reduzirá o uso do carro e a sua necessidade, melhorando o tráfego, a poluição, o estresse social.

E isto para nem falar do "por fora" que tantas obras AUTO-viárias geram para quem decide. Porque pintar ciclofaixas e fazer ciclovias custam um nada em relação a tantas pontes, vias mangues e corredores. Precisamos mesmo disto, ou precisamos de melhores gestores, gente com mais peito e raça para tomar medidas reais que resolvam os problemas de tráfego da cidade?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010