23 de abril de 2010

É PRECISO DEIXAR FLUIR...

Amigos...

O TRANSPORTE ATIVO trouxe um texto muito ilustrativo sobre como eu me sinto e vejo movimentos como a Bicicletada. Apesar de que ele questionar se existem resultados reais nos 15 anos do movimento, e independente disto existir mesmo ou não, a idéia de divulgar o uso da bicicleta no dia a dia é excelente. Claro que na grande maioria das cidades que não tem a nossa quantidade de grupos de ciclismo pedalando várias noites todas as semanas precisam ter um grupo que faça esta divulgação, e a Bicicletada cumpre esta função. Uma função formal de divulgar a idéia que nos grupos é divulgada em ações. Ações descritas no texto do TA.

E muitas destas, defendidas aqui no blog. Respeitar o motorista, dar o exemplo, educar pela forma e função bem executadas são bandeiras minhas desde que comecei a escrever aqui.

Estou então 100% de acordo com o TA? Não totalmente, porque existem cidades em que falta uma estrutura para esta divulgação. Mas concordo que não podemos provocar reações negativas, mas dar o exemplo de pedalar, todos os dias, em todas as condições. E o máximo que posso aceitar de qualquer movimento que estimule o uso da bicicleta é que panfletemos na sinaleira, quando todos, inclusive os motoristas, estamos parados esperando. Podemos até usar cartazes e faixas, mas não transformar o passeio em algo que atrapalhe o já atrapalhado trânsito de Recife.

Acima de tudo, não devemos irritar os "popós", porque "popó" irritado não "compra" a idéia de pedalar para o trabalho. Pedalando direito, damos o exemplo necessário para que estas "crianças" do ambientalismo cresçam, se tornem pessoas melhores e mais responsáveis. É um trabalho de seduzir não de obrigar ninguém a nada. É preciso se insinuar na mente e no desejo das pessoas, pondo de lado, gentilmente, toda e qualquer oposição. É preciso deixar fluir, como o antes, o tráfego fluia.

É como o TA disse mesmo. Um trabalho de convencer, o aumento gradual de pedalistas, a cobrança natural pela infraestrutura, a implantação dela em algum momento. É um trabalho lento de convencimento no qual o seu exemplo é fundamental!

E vamos pedalando!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010