28 de abril de 2010

O MUNDO PODE SER MELHOR...

Amigos...

Uma nova série de posts sobre como o mundo faz algumas coisas simples que melhoram a vida de quem pedala e a vida de quem vive nas cidades.

"LEI DE IDAHO"
No estado americano de Idaho, há 27 anos editaram uma lei que permite a manutenção da inércia do ciclista. A bicicleta é o veículo mais econômico existente no planeta. Mas ela depende essencialmente de manter seu movimento para isto. Em Idaho, uma lei dos anos 80 permite que os ciclistas passem sem parar em placas de PARE. A lei converte estas placas em DÊ A PREFERÊNCIA para o ciclista. Ele deve diminuir, observar o movimento no cruzamento e passar, sem parar, exceto na presença de pedestres. A lei tem uma segurança inquestionável, com baixissimos índices de acidente decorrentes dela. Outros estados americanos estudam propostas semelhantes, mas por enquanto, apenas IDAHO tem uma lei como esta em funcionamento. Ela não protege o ciclista a ponto de garantir que ele possa atravessar os cruzamentos em alta velocidade, existindo inclusive uma multa grande se ele assim o fizer. Mas garante que ele possa manter sua inércia de movimento, reduzindo a velocidade para observar o tráfego no cruzamento e sem parar, passar por ele. Deem uma olhada neste vídeo [através do blog TRANSPORTE ATIVO]

Bicycles, Rolling Stops, and the Idaho Stop from Spencer Boomhower on Vimeo.

"ONDA VERDE"
Copenhagen, capital da Dinamarca, é um exemplo recorrente quando falamos de ciclocultura. A cidade tem até uma ONDA VERDE em seu principal eixo de acesso, garantindo que se o ciclista mantiver 20 km/h ele passará por todos os sinais verdes, sem precisar parar ou reduzir a velocidade. Não é a toa que a cidade hoje luta para resolver o problema de congestionamentos de bicicletas! Vejam como funciona neste vídeo abaixo.

The Green Wave in Copenhagen from Copenhagenize on Vimeo.

Como nós escolhemos nossos representantes, precisamos estar atentos aqueles que estejam antenados com as reais necessidades de mobilidade da sociedade. Não basta garantir ônibus na porta, mas estes precisam ser confortáveis, com uma frequência razoável, terem seu caminho livre e preferencial pelas ruas e avenidas. Os empresários, por eles, poriam ônibus sem teto, sem bancos, sem nada. Ar condicionado ou um bom sistema alternativo de ventilação é essencial em Recife. Também é preciso garantir uma melhor situação para os nossos pedalistas, pessoas que saem cedo pedalando pela cidade, para economizar o transporte, para garantir melhores condições de alimentação e vida para seus filhos. Então nós que pedalamos por prazer e por opção, temos sempre de dar exemplos e lutar para conseguir uma situação melhor, não só para o nosso lazer, mas pelas centenas de pessoas que, silenciosamente, usam a bike todos os dias para se mover, sem encontrar respaldo político nos nossos governantes.

COMENTEM!!!

Obs. Mais detalhes sobre a Lei de IDAHO AQUI, e sobre a ONDA VERDE, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010