20 de abril de 2010

VAI P'RO VENTILADOR...

Amigos...

Volta e meia, meto o pau em algum erro ou omissão ou má vontade dos órgãos públicos, em especial: CTTU, GRANDE RECIFE, DIRCON e PREFEITURA DO RECIFE. São os órgãos que por erro, omissão, negligência, burrice, sacanagem, politicagem ou qq outro motivo, prejudicam os ciclistas e pedalistas da cidade. CTTU, cuida do trânsito. GRANDE RECIFE, do ônibus; DIRCON, do uso e ocupação do solo, e a Prefeitura, de coordenar todo o resto, e decidir, que é onde mora o perigo.

Não tenho grande apreço por políticos e xeleléus em geral. Alguns que conheço são até ciclistas, portanto devem estar mais ligados aos nossos problemas que os demais. E também reconheço que alguns problemas são de formação básica, de educação doméstica mesmo. E também sei que administrar uma cidade não é uma coisa fácil, ainda mais com tantas burradas acumuladas, ao longo de décadas de gestores mediocres, corrupção e outros problemas atávicos.

Alguns podem dizer que é falta de recursos. Mas recurso aqui não falta. Nós somos uma das sedes da copa que vai gastar 500 milhões de reais para construir toda uma cidade só para acomodar alguns jogos e muito dinheiro no bolso das construtoras. E quem pensa nisto?! Quem autoriza isto?

De novo, não é falta de recurso. Nós vamos construir a Via Mangue, prioritariamente para desafogar o tráfego de carros de Boa Viagem. Mas se o novo corredor Norte-Sul que vai passar por lá com transporte público de qualidade, já reduz a necessidade de usar os carros na região, para que serviria a Via Mangue mesmo? A quem interessa construi-la? Então NÓS TEMOS RECURSOS sim, e muitos.

E numa cidade plana, porque sobram recursos para pontes [previstas 3], viadutos [1], vias expressas[1] e outras vantagens automobilísticas, e falta para concluir um plano cicloviário, para colocar bicicletários SEGUROS nas estações de integração com os ônibus, ou mesmo para VARRER as ciclovias, PINTAR as ciclofaixas e SINALIZAR corretamente por onde passam. Tudo baratinho, se brincar dispensa até licitação de tão barato. Mas será que nossos gestores não enxergam quantos pedalistas e ciclistas usam as ruas na insegurança todos os dias? Porque o dinheiro é empregado daquela e não desta forma?

Temos dinheiro, mas não temos gestores competentes ou idôneos. Ou melhor, gestores "com peito" suficiente para tomar medidas impopulares politicamente, mas socialmente responsáveis e que resolvam os problemas de tráfego da cidade a médio e longo prazo. De paliativos estamos cheios!!!

Tenho razão ou não em criticar? Que os 4 lá de cima respondam! Os comentários neste blog são abertos.

COMENTEM!!!

PS: Em tempo, acredito que criticar só não vale. Este blog volta e meia também mostra o que se pode fazer de bom para melhorar o trânsito e a cidade como um todo. Pena que não sou eu que decide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010