30 de junho de 2010

FUTUROLOGIA...

Amigos...

Ontem pedalando no Corujaqueira até a Várzea, via Camaragibe, conversava com um colega sobre como as coisas acontecem no mundo. Quando a gente é novo quer "peitar" tudo, achando que as coisas se resolvem com "movimentos", "lutas", "mobilizações". Uma das coisas que você percebe quando vai passando o tempo é que desde que o mundo é mundo, as coisas se organizam de uma única forma. Tudo bem que a internet é uma coisa nova, que mobiliza virulentamente grupos variados e distantes de pessoas ao redor do mundo. Mas para o "feijão com arroz" local, ali na sua vizinhança próxima, as coisas continuam acontecendo da forma bem tradicional. O assunto era sobre como a cultura da bicicleta iria se instalar. A ansiedade de muitos, inclusive a minha, é de que vejamos logo os resultados e que o Recife vire uma Copenhagen, do dia para a noite! É ruim viu! Levaram 17 anos para fazer Pirapama que vai resolver o problema MUITO MAIS GRAVE de falta d'água?! Se é que vai mesmo!

Ai entrou minha mente de SCI-FIER (viciado em ficção científica) em ação. Nós temos nossos empregos e muitos começam a usar a bike para ir ao trabalho, para o lazer, para a escola, nos transformando em pedalistas. Em todas as oportunidade, nós os fanáticos, vamos vendendo esta imagem de pedalista a quem quiser ouvir, a quem perguntar ou não sobre o porque de usar a bike. Aliás, nem precisa perguntar sobre isto, a gente já vai vendendo, qual camelô, descambando qualquer conversa para a bicicleta e seu uso diário!

Isto se chama EXEMPLO e é aqui que começa a Futurologia!

No começo, você é visto como "exótico". É aquele que "vem de bicicleta para o trabalho, o doido"! Passa o tempo, e você se destaca no emprego, porque é mais tranquilo, centrado, saudável, equilibrado. E logo, passam do "porque de bike" para o "como é que se faz", a curiosidade normal do ser humano sobre o sucesso do outro. Logo, aparece mais um, e outro, e mais outro, todos querendo vir de bike para o trabalho também, pressionados pela baixa qualidade do transporte público, do tráfego pesado e dos preços do combustível e dos estacionamentos. O passo seguinte é que ao invés da sua isolada bike no estacionamento da empresa, passam a ter várias, muitas, um engarrafamento de bikes amarradas em todos os lugares.

Neste ponto, os funcionários pressionam a empresa para criar melhores condições com bicicletário e mais chuveiros (pressionados pelo "perfume" nauseabundo que exala de alguns apressados sem banho pós pedal na reunião semanal). Logo, a empresa passa a ter um bom bicicletário e demais infraestruturas. Isto está é claro acontecendo em diversos tempos nas empresas ao redor. E clariiiissssssiiiiimmmooo, que os candidatos a vereador, precisando de $ chegam nelas para "correr a sacolinha" com os empresários. Estes, antenados com as necessidades e riscos de seus funcionários, com o retorno que melhores condições de acesso teriam sobre sua empresa, cobram ciclovias, bicicletários, chuveiros públicos, etc destes candidados se eleitos. E é ai, que começam a rolar as pressões de todos os lados sobre os prefeitos eleitos, eles também carentes de apoio para seus projetos na Câmara de Vereadores. Assim, o jogo vai para frente.

A gente também pode se reunir de outras formas, criando entidades representativas ou mesmo entidades virtuais, fazer protestos, etc. Um abaixo-assinado com 10.000 assinaturas mostra que uma camada da sociedade tem interesses comuns e pressiona quem está ou quem quer estar no poder. Pode acelerar as reformas necessárias em âmbito geral, mas não se enganem, o resultado específico, a ciclovia na sua porta, vai sair de cada comunidade, de cada empresa, de cada ação mais localizada, mais perto de você. Reunindo quem pedala no seu bairro, na sua empresa, no seus grupos, é que iremos conseguir resultados mais específicos, mais localizados ali ao seu lado. É nos mobilizando e aos nossos círculos de amizade, vizinhança, etc que iremos alcançar o tão sonhado paraíso: ter Recife como uma cidade tão pedalável quanto Copenhagen!

É isto ou compre logo uma passagem e se mande para a Dinamarca!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010