16 de junho de 2010

INICIATIVAS CICLISTICAS INDEPENDENTES...


Amigos...

O P&O relata com certa frequência a inclusão da bicicleta no dia a dia, em cidades pelo mundo a fora. Os gestores destas cidades começaram a perceber que os carros, como solução de mobilidade individual, deixaram de ser a grande alternativa em suas cidades. É impossível simplesmente achar espaço para que cada indivíduo tenha 6 a 8x mais espaço que sua própria sombra! As cidades precisariam crescer de dentro para fora, triplicando a largura das avenidas e quadruplicando as distâncias entre qualquer coisa para poderem acomodar os carros que já rodam hoje! Ou então, a gente teria de encolher, como os personagem de "A Chave do Tamanho" de Monteiro Lobato!

Acontece que muitos gestores ainda não acordaram para esta necessidade. Seja por que não enxergam, seja porque pen$am demai$ em $i me$mo! E na brecha deixada por administrações municipais assim, surgiram o que chamo de movimentos ciclísticos independentes ou MCI! Ciclistas e cicloativistas que resolveram "fazer ciclovias com as próprias mãos e recursos, como forma de 'acordar' o poder público para uma necessidade da sociedade". Movimentos assim têm aparecido em São Paulo, com "ciclofaixas clandestinas" como as descreve a mídia. Ou em placas espalhadas pelo trânsito pedindo respeito ao ciclista. Também são representativos destes movimentos a própria BICICLETADA e a PEDALADA PELADA, movimentos de quem não aguenta mais discurso, e quer ver ação, e para tal, arregaça as mangas (ou tira a roupa) para chamar atenção para a necessidade de implementar políticas voltadas para o uso da bicicleta como meio de transporte!

O poder público tenta se mexer, mas não faz muita força. Em Recife até tem um Grupo de Trabalho para as Ciclovias Metropolitanas tentando dar um rosto público aos cicloativistas e definir ações efetivas para a inclusão da bicicleta como meio de transporte. Mas a iniciativa ainda é muito incipiente, e vai demorar a produzir resultados práticos. O certo é que só vamos ver alguma coisa no dia em que o sr. prefeito do Recife se dignar a subir em uma bicicleta e pedalar de sua casa até a Prefeitura em um dia de semana, no horário de trabalho, para sentir na pele que tudo que queremos é respeito! Ou quando elegermos um ciclista para prefeito!

Queremos que a prefeitura se lembre da gente, que atue deixando claro aos demais usuários das vias públicas que o espaço público deve ser compartilhado. Ou ele faz sua parte, criando e pintando ciclofaixas e colocando sinalização adequada na cidade, ou vai ter de gastar os mesmos recursos para limpar a sinalização "clandestina" e a esconder as ciclofaixas "improvisadas"! Ele tem opção, mas teria peito?!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010