4 de junho de 2010

O EXEMPLO COLOMBIANO

Amigos...

Costumamos associar a Colômbia apenas como origem do tráfico de drogas na América Latina. Mas sua Capital é também a terra de Enrique Penalosa, um político sério e socialmente responsável, que atuou de forma corajosa para resolver o problema da mobilidade na cidade. Aqui alguns de seus conceitos extraídos de uma entrevista que ele deu em São Paulo.
"O estacionamento não é um direito constitucional em nenhum país do mundo. Se existem carros estacionados nas ruas, o governo pode tirar estes carros e fazer uma ciclovia. E se os cidadãos vão ao governo e lhe pergunta 'E agora, aonde estaciono?', a resposta é 'este não é um problema público e o governo não tem de resolvê-lo.'", explica Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e responsável por uma política pública de mobilidade que elevou de 0 para mais de 300km de ciclovias e ciclofaixas, interligou a capital Colombiana de ponta a ponta com um eficiente sistema de transporte público e retirou das ruas centenas de carros, melhorando o tráfego e a vida na cidade.

O resultado desta política segundo o ex-Prefeito foi que a criminalidade baixou de 82 homicídios/100 mil habitantes para 16 homicídios /100 mil habitantes em 10 anos! "As calçadas e as ciclofaixas mostram respeito pelo cidadão mais pobre, e que o Estado está se preocupando em construir igualdade e legitimidade. E quando há mais legitimidade e organização social, as pessoas cumprem mais as normas.", diz ele.

"Se os prefeitos fazem vias para carros, ninguém os agradece, e tudo é esquecido muito rápido. No entanto, os espaços para pedestres têm um impacto muito maior politicamente, assim como os parques, as quadras de esportes, as calçadas, as ciclofaixas. É muito difícil no começo, nunca foi fácil, mas o resultado final é muito positivo politicamente", explica Enrique Penalosa.
O que nos faz falta é coragem para tomar medidas que são aparentemente suicidas politicamente em prol de toda a sociedade. O resto é recheio!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010