14 de junho de 2010

ÔNIBUS, PARA QUE TE QUERO?!


Amigos...

O foco da mobilidade em todo o País sempre foi o transporte motorizado, e cada indivíduo com seu carro, o sonho da mediocridade nacional, da falta de visão coletiva a falta do mínimo juízo!

O carro ocupa um espaço em torno de 5-10 m2 das vias públicas ao se deslocarem. Observem que a VIA É PÚBLICA mas o deslocamento do carro leva apenas um ou dois indivíduos que passam a ocupar entre 5 e 10m2 de área de todos nas ruas. Por outro lado, os ônibus são veículos que ocupam o espaço de 2 a 3 carros, mas podem levar cerca de 40 pessoas sentadas e mais um tanto em pé, onde cada um passa a ocupar um espaço muito menor que o ocupado pelos carrocratas. Sim, uma "casta" superior dotada de motor e rodas, soltando CO2 e outros resíduos ambientais, desloca-se com seu espaço amplo, "acima" dos demais. A soberba e a arrogância ficam por minha conta!

Devo porém ser solidário com estas almas perdidas, incapazes de deixar suas 5 rodas em casa (4 pneus e um volante, afinal a maioria não tem um "Jaimes" para guiar seu possante!). Sou solidário porque já vi o que é chamado de ônibus em grande parte do Brasil e também porque já vi o que é possível neste setor, pelo mundo à fora. Ônibus no Brasil está longe de ser chamado de confortável. Na maior parte das frotas só podemos chamar eles de m... mesmo!

Primeiro, são altos, muito altos! Os fabricantes parecem ser "filhos de chocadeira", não se lembram da mãe e do pai, idosos. Ou talvez nem precisem, porque devem ter carros para eles tb! Mas e todos os demais idosos do país? E os cegos que ficam nas paradas a mercê de qualquer um que lhe informe qual ônibus parou ali na frente dele!? E os paraplégicos, que precisam implorar a boa-vontade do cobrador, esta figura tão fora do tempo, que se digne a descer o elevador para transporta-lo?! E isto, se tiver elevador! Aqui vale dizer que os ônibus são altos para poder andar nas nossas "avenidas", entre aspas porque, no máximo, ironia é o que se pode usar para descrever tamanha coleção de remendos, buracos, desníveis, e toda a sorte de "tronchuras" mantidas pelos gestores da cidade!

Depois, faz tempo que se sabe que Recife é quente. Aqui até no inverno, faz 28-30oC e não só no Recife. O Brasil todo tem picos de temperatura em ambos os extremos. Eu sei que AR CONDICIONADO representa duas despesas: o gasto adicional de diesel e a manutenção do aparelho. Mas somos um dos povos mais criativos do planeta e continuamos fazendo ônibus em cima de plataforma de caminhão, como qualquer MARINETE, e com um péssimo sistema condicionamento ambiental?!! Os ônibus são sem excessão: quentes demais no verão e ainda mais no inverno, trafegando todos fechados com as chuvas!

Que os fabricantes botem designers DECENTES para projetar sistemas de ventilação naturais, usando passagems de ar com chicanas ou qualquer outra forma, para garantir um deslocamento ventilado em qualquer temperatura ambiente mantendo usn 25oC em seu interior. Inclua no projeto que ele estará a uma altura suficiente do chão para que qualquer pessoa possa usá-lo sem incomodos e que possua sistemas de acessibilidade que atendam a CEGOS, SURDOS, MUDOS e DEFICIENTES MOTORES. Isto sim seria "O ÔNIBUS"! E não precisa gastar nem mais diesel nem manutenção para isto. Basta deixar de pensar com a carteira!

Querer que as pessoas usem o transporte coletivo, suando as bicas, torrando o miolo, sendo sacudidos de um lado pelo outro por suspensões destinadas a transportar boi para o matadouro é apenas querer manter um sistema falho e de fachada, servindo apenas ao lucro, sem dar qualidade de vida ao cidadão.

Sendo assim, só de bike!

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010