3 de junho de 2010

OS CUSTOS OCULTOS DO TRANSPORTE

Amigos...

A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE SAÚDE PÚBLICA publicou um novo relatório entitulado "Os Custos Ocultos da Saúde devido aos Transportes" [em inglês]. O relatório inclui uma estimativa de que a dependência americana do automóvel pode custar várias centenas de bilhões de dólares por ano. Acidentes de automoóveis têm um custo estimado de U$ 180 bilhões, a conta da obesidade é estimada em U$142 bilhões e a poluição causada pelo tráfego é estimada entre U$50 e U$80 bilhões, anualmente.

Como está descrito lá (grifos são meus!):
"Nossa dependência dos automóveis e das estradas tem profundos impactos NEGATIVOS na saúde humana: reduz as oportunidades de atividade física, aumenta a exposição a poluição ambiental e o número de acidentes de trânsito. Os custos de saúde associados a estes impacto, incluem os custos associados com a perda de dias de trabalho e salários, dores e sofrimentos, e morte prematura, e podem ser maiores que vários BILHÕES DE DOLÁRES."
Uma coisa podemos dizer dos americanos: eles pisam na bola, mas não têm medo de mostrar a pisada e de tentar consertar seus erros, haja visto o enorme crescimento do uso das bicicletas em várias cidades americanas. Não sei se existe estudo similar sobre estes impactos aqui no Brasil. Costumamos só resolver as coisas quando se tornam insuportáveis, deixando tudo para a última hora, por isto acho que não existe, e se existe, é mantido a sete chaves. Sim porque reduzir estes impactos exigiria a redução da fabricação de carros poluentes que "garantem empregos", estímulo ao transporte públicos e limpos com menos consumo de gasolina do pré-sal e menos valor das ações da Petrobrás, ou mesmo para não precisarem melhorar os sistema de saúde pública brasileiro (eu disse melhorar? corrijam, implantar um!).

A sociedade tem um bom momento para escolher os seus representantes para que pensem no futuro e no meio ambiente. Esta é a semana do Meio Ambiente, e devemos pelo menos PENSAR no mundo que deiaremos para os nossos filhos, sobrinhos e netos. O mundo vai ser deles daqui a algum tempo, e nós só seremos lembrados como a geração que destruiu ou deixou destruir a Terra! Se você pensa no planeta, comece pensando em sua cidade!

COMENTEM!!!

Parte inicial, tradução deste artigo da EcoVelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010