11 de junho de 2010

PEDAL CHIQUE


Amigos...

Quando observamos os usuários de bike em Recife, e ouvindo pessoas de diversos setores da sociedade local, percebemos que existe um 'travo' azedo sobre a idéia de pedalar para o trabalho, lazer ou no dia a dia. Afora o fato de que nossa infraestrutura é dedicada ao carro, com praticamente nada para o ciclista na cidade, nem ciclovias, nem ciclofaixas, nem paraciclos ou bicicletários, é mais forte o preconceito que a bicicleta sofre a medida que passamos da classe E para as demais.

Muito do que precisamos mudar advém disto. Vivemos um dilema "OVO-GALINHA, O QUE VEIO PRIMEIRO". Não pedalamos porque não temos "condições especiais" e não as temos porque não pedalamos. E isto acontece aqui enquanto o mundo já passou para a próxima fase além do pedalar: o pedalar com elegância. Pululam na internet iniciativas CYCLE CHIC, a começar por quem deu origem ao fenômeno, o COPENHAGEN CYCLE CHIC. O CCC é um blog dedicado ao registro e divulgação de iniciativas sobre moda e comportamento com o uso da bicicleta. Filho do COPENHAGENIZE.COM, ele disseminou a idéia que também defendo de que é importante que todos entendamos que a bicicleta é um veículo que pode e deve ser usado amplamente no dia a dia, e não apenas um instrumento de lazer nos finais de semana ou em passeios especiais.

Tanto sucesso o CCC fez que hoje conta com uma legião de blogs da mesma natureza ao redor do mundo, que podem ser acessados em uma lista nele. E claro, que também no Brasil, em Curitiba e São Paulo, cidades brasileiras com pessoas mais antenadas com o que rola pelo mundo, também surgiu gente que está registrando e mostrando para o mundo que pedalar é muito chique! Portanto, o PEDALANDO & OLHANDO, como pretende ser um espaço dedicado a ciclocultura para todos, do ativista de rua fazendo ciclopasseatas até a senhora elegante pedalando para o shopping, inclui agora uma nova lista de blogs dedicados ao pedal chique. Está ai embaixo, abaixos dos posts! Participe e envie seu blog, foto ou idéia sobre o que é ciclocultura chic! Quem sabe assim arrancamos Recife do provincianismo e levamos nossa sociedade para o século XXI! E vamos pedalando com elegância , para ver se conseguimos empurrar nossa mentalidade colonial para o mundo moderno!!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010