4 de junho de 2010

SEM CONTAR COM A GENTE...

Amigos...

Não é desconhecido da maioria de vocês que o trânsito mata. Dados preliminares publicados no Jornal do Commércio* mostram que 1.395 pessoas perderam a vida no trânsito de Pernambuco em 2009. Os números ainda não foram consolidados mas mostram que por si só, carros, ônibus, caminhões e motocicletas estão sendo guiados por pessoas com sérios problemas de sociabilização. Mesmo que admitamos que existe um percentual de acidentes mesmo, daqueles causados por falha mecânica ou motivos naturais, ainda morre gente demais por irresponsabilidade dos motoristas.

O que pensar então da relação destes com os ciclistas e pedestres?

A sociedade do automóvel não os considera válidos. Ciclistas e pedestres são "pedras" no caminho dos poderosos motorizados! Para os pedestres a coisa está ruim demais! E nisto estou citando os que podem andar com desenvoltura, e também os que não podem, como cadeirantes e idosos. A situação das calçadas é muito ruim. Existe a lei que exige que proprietários mantenham suas calçadas, mas a prefeitura não cobra, não multa, não exige a manutenção. E quem sofre é a parte mais fraca da sociedade, que não tem carro ou moto, ou quem precisa usar a cadeira de rodas ou as muletas. Para os usuários das calçadas, a cidade é uma assassina. Muitas vezes, elas estão tão danificadas os obrigam a andar pelas ruas, correndo um risco ainda maior. Os membros da Prefeitura da Cidade do Recife parecem que não têm mãe ou pai de idade, ou pensam que serão jovens e ágeis para sempre!? A idade vai mostrar para eles que deveriam ter feito o dever de casa quando puderam! Pena que até lá, mais e mais pessoas irão sofrer com isto!

Para nós, ciclistas, ainda dá para parar, esperar o trânsito amainar e passar. E mesmo pedalando com extrema consciência, seguindo todas as regras, se protegendo ao máximo, ainda nos deparamos com a falta de consciência e educação dos demais. Concordo com a Jornalista Márcia Parente que escreve a coluna que originou este post: precisamos endurecer a lei. Se um motorista atropelar um pedestre ou ciclista, ou se atropelar um idoso ou um cadeirante, era para nunca mais dirigir, caçar a carteira para sempre e obrigar o motorista a sustentar os mesmos ou seus dependentes para o resto da vida! É preciso que a lei se lembre quem é o mais fraco, quem é que realmente precisa usar a cidade, E QUEM OS ELEGE! Sim, porque somos nós, a grande maioria de pedestres, ciclistas, usuários de transporte público e calçadas que os elegemos. Somos nós que podemos escolher quem vai fazer obras, educar os "poderosos motorizados", e cobrar dos demais o respeito para todos, fazendo da sociedade "carrocrática" atual uma real democracia!

Chega de defender a cidade para os carros. Eu também moro em Recife e quero respeito!

COMENTEM!!!

*Coluna JC nas Ruas, Caderno Cidades, sexta 04/06/2010.

Um comentário:

  1. Rogério, aqui na cidade de Mossoró temos um grande problema com calçadas irregulares por todos os bairros. Infelizmente, como vc fala, a Prefeitura faz vista grossa. Nisso resulta que muitos traseuntes precisam descer às ruas pela impossibilidade de transpor verdadeiras barreiras. Vergonhoso tamanha desconsideração com pedestres idosos e cadeirantes, principalmente!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010