19 de julho de 2010

ENQUETES / RESUMO DA ÓPERA...

Amigos...

Não foram muitas respostas, se tivesse de fazer uma análise estatística teria de apelar para inferências de pequenas amostras. Mas dá para pensar!

80% das pessoas que responderam a pergunta "AÇÃO MAIS IMPORTANTE do Estado para os Ciclistas" acham que é a implantação de uma malha de ciclovias e ciclofaixas cobrindo a cidade. O número é bem expressivo, não dá para discutir! Já quando quis saber o que preferiam mais, entre "só ciclovias, tráfego compartilhado ou as duas coisas, dependendo do caso", o resultado sem uma clara prepoderância mostra que ainda existem dentre nós aqueles que acreditam em compartilhar as vias, e aqueles que querem se isolar do tráfego totalmente. E uma grande maioria, ponderada, prefere que a solução seja mista, dependendo da rua ou avenida em que vai ser implantada. Isto abre uma conclusão lógica: ruas de alto tráfego, separar os ciclistas em uma ciclovia protegida, alimentada por ciclofaixas em ruas menos movimentadas, compartilhando a rua. Ciclovias são mais protegidas mas de implantação mais dificil e custo mais alto. Ciclofaixas compartilhadas são mais expostas, mas de implantação mais fácil e custo mais baixo. Um solução que deixe o ciclista mais protegido sem onerar toda a sociedade com altíssimos investimentos, precisaria de um equilibrio entre os dois tipos de via.

Em outra vertente, a "construção de bicicletários no Metrô e em outras estações de integração", mostrou que não existe a cultura da integração com a bicicleta. O uso eventual não justificaria a implantação? Sim, provavelmente iria criar uma cultura de integração se existissem os bicicletários. E mesmo que nem todos usassem todos os dias, eu acredito que estariam sempre cheios!

Estou montando outras enquetes. Fiquem atentos e respondam!

COMENTEM!!!

RESULTADO FINAL

AÇÃO MAIS IMPORTANTE do Estado para os ciclistas?
Malha de ciclovias e ciclofaixas - 80%
Bicicletários e paraciclos nas empresas - 10%
Punir infrações envolvendo ciclistas - 0%
Campanhas de inclusão dos ciclistas - 10%
Bicicletários públicos no Metrô e no SEI - 0%

BICICLETÁRIO no Metrô e nas Estações Integradas, você usaria.....?
Todos os dias / Sempre - 25%
Quando fizesse sol! - 12%
Eventualmente, mas não sempre - 50%
Nunca, não uso ônibus! - 12%

VOCÊ PREFERE?
Ciclofaixas compartilhando o tráfego - 22%
Só ciclovias isoladas do trânsito - 33%
Ambas, dependendo do caso. - 44%
Prefiro pedalar na rua. - 0%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010