26 de julho de 2010

MOBILIDADE... DESAFIO A "MÁFIA" DO CARRO!

Amigos...

Recife tem vários problemas de mobilidade que volta e meia abordo aqui. O transporte público poderia melhorar em muito se tivessemos menos carros. Os pedestres sofrem com calçadas péssimas, sinalização ruim e dedicada ao carro. A bicicleta, tão usada pelas classes menos favorecidas como meio de transporte, não tem nenhuma atenção. Os idosos e os deficientes são estorvos que o poder público finge que não existem.

Enquanto isto vivemos fábulas. Vejamos algumas delas:
  • o viaduto da Av. Norte, para servir aos ônibus: porque não fazem a via exclusiva direto na Avenida?
  • o corredor Norte-Sul, para integrar Abreu e Lima a Jaboatão, através de mais viadutos na Av. Agamenon Magalhães: idem, a avenida tem 4 pistas de cada lado, não poderia ser sacrificada uma delas só para os ônibus?
  • a Via Mangue, para atender a zona sul: na verdade uma alternativa que vai se construída para os carros que vão sair da Domingos Ferreira onde vão fazer o corredor Norte-Sul SEM viaduto?! Interessante, na Zona Sul não vão adotar a mesma solução da Zona Norte?!
Porque são fábulas? Porque são vendidas como soluções para o transporte público mas, na verdade, são obras públicas desnecessária voltadas para manter o status dos carros na cidade. Observe que todas elas apesar de serem vias que têm alguma coisa a ver com o transporte por ônibus, liberam mais espaço nas vias por onde passam para... OS CARROS! Todas elas correm em locais cheios de avenidas, saturadas com o tráfego misto de ônibus e carros. Não seria mais barato e melhor para a cidade simplesmente construir os corredores e estações nestas vias diretamente, sacrificando o tráfego de automóveis?! Ora, mas o "poderoso carro", DON CARROLEONE, não ia querer ficar em casa na "marra" e ser usado só em último caso!

O que falta em Recife para melhorar a mobilidade é termos um prefeito que tenha coragem de tomar medidas inicialmente impopulares para impor o bem-estar público que um bom sistema de mobilidade traria para a cidade, em detrimento do desgaste que sua imagem sofreria no processo, como fez o ENRIQUE PENALOSA em Bogotá! Peito e raça, propor o desafio, peitar de forma corajosa as forças ocultas que vão contra as necessidades de grande parte da população e fazer o que tem de ser feito. Para isto, eles são eleitos. Mas acho que eles só têm bunda!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010