5 de julho de 2010

O CARRO É MAL?

Amigos...

De vez em quando me pego usando mais o carro do que a bike. Sou realista, uso o meio de transporte mais conveniente para o que vou fazer, para a distância a ser percorrida, para quem vai comigo. Impensável convencer minha mãe que nunca pedalou nos seus 75 anos de vida , a deixar de usar o carro dela quando ela precisa, forçando uma opção pela bicicleta. Ademais ela já comuta demais, usa ônibus para quase tudo! Ou imagine que você tem 3 filhos e precisa leva-los para a escola e está chovendo. Convence-los a aguardar, perdendo horas de aula, até que a chuva passe para poder ir de bicicleta, também não é viável. Escolher o veículo segundo o uso que você vai fazer dele é o gerenciamento racional dos seus recursos e deve ser praticado por todos.

Claro que esta opção pelo racional na tomada de decisão sobre a sua mobilidade é uma coisa possível e necessária. Acontece que como todo conjunto de ações e reações possíveis, a escolha pode ser favorecida pela existência de infraestruturas específicas. Com toda certeza, você vai escolher ir de bicicleta sabendo que vai ter ciclovias funcionais e bicicletários com segurança. Já desisti várias vezes de ir de bike para lugares relativamente acessíveis porque não teria onde guardar a bike com segurança e confiando que ela estaria intacta quando eu retornasse. A mesma coisa acontece com os ônibus e o metrô: se são confortáveis, limpos, rápidos e seguros, deslocam a sua escolha por eles! Você vai deixar o carro em casa e ir de ônibus ou de bicicleta porque é mais eficiente!

Resumindo, o carro não é mal ou bom, o uso que você faz dele é que pode ter estes adjetivos. Mas não podemos esperar que as pessoas passem a usar a bicicleta para ir ao trabalho ou optem pelo ônibus com mais frequência sem que a infraestrutura que auxilia estes meios seja modificada para lhes dar prioridade, segurança, conforto e tranquilidade. Enquanto o transporte por carro for o segmento que mais é favorecido pelos gestores do trânsito com a construção de binários, viadutos e pontes, não vai haver nem paz nem trânsito decente em Recife. Nossos gestores precisam entender que só forçando o cidadão a abrir mão do seu carro no transporte individual através de medidas que inibam este uso, e melhorando as condições para usuários de ônibus e bicicletas, é que a cidade vai poder voltar a fluir novamente. É isto, ou você podem se preparar para o engarrafamento do século. Eu já tenho minha bike mesmo! E vc?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010