12 de julho de 2010

O PLANETA E NOSSOS FILHOS...

Amigos...

Sempre que penso no trabalho que dá a gente se organizar para qualquer causa pública como a adoção das bicicletas, a reciclagem do lixo ou a preservação das nossas florestas e matas, estabeleço uma relação com o futuro que deixarei para minha filhota.

Muitos que frequentam este blog ainda não tem filhos e estas considerações podem parecer vazias sobre um mundo em constante mutação e principalmente se são jovens. Muitos porém já tem vivência para perceber que o mundo que temos hoje é bem diferente de quando chegamos nele. E com toda a certeza, será ainda bem mais diferente no futuro. Só não sei se será diferente para melhor ou pior.

Sou de uma geração da TV em preto e branco com 2 ou 3 canais, e que só transmitia depois do almoço, imaginem vocês o que percebo de um mundo com centenas de canais 24h. Para conversar com alguém na Europa, a ligação custava uma fortuna e uma carta era mais usada e frequente. Existiam 5 ou 6 cinemas em Recife e apenas dois jornais diários. Os ônibus elétricos serviam a cidade, trambolhos ineficientes, susbtituídos pelos ônibus a diesel - a meu ver, mais ineficentes ainda! Mas engarrafamento era uma coisa rara em Recife. A grande maioria não tinha carro. E a vida era mais simples.

O que vemos hoje é o surgimento de gente sem a mínima noção de comunidade. E isto é reflexo do mundo em que vivemos. Um mundo que está consumindo todos os seus recursos e gerando uma grande quantidade de lixo e sujeira, como CO2. O mundo precisa saber que o limite de 350 partes por milhão de CO2 já foi ultrapassado. E que isto vai só tende a piorar no mundo em que vivemos hoje. E claro, também naquele em que nossos filhos viverão. Eles estarão vivendo em um mundo mais quente, mais seco, mas com inundações mais frequentes, com destruição, fome, calor e frio extremos. Mas estas previsões tão ruins podem ser revertidas pela nossa participação. Para que nossos filhos e netos não precisem sofrer tanto!

Veja a animação abaixo e entenda do que estamos falando!

Saiba mais sobre o dia da Terra aqui.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010