13 de julho de 2010

RASPAS E RESTOS...

Amigos...

Eu recebi um folheto da campanha EU PEDALO, EU RECICLO, promovido pela Caloi, do Instituto Via Viva e da Avape. Uma campanha para coleta e reciclagem dos pneus de bike usados e que não podem ser mais reutilizados, finos demais, rasgados, etc. Campanha elogiável com apoio da Centauro. E como não tenho o que fazer, vou logo no site deles e descubro que parece que a reciclagem só lá no "sul maravilha"! Por aqui não! Por enquanto! Pena! Já perguntei a eles, aguardo resposta.

Mas isto despertou uma outra questão?! O que fazer com peças usadas de bicicletas - que ainda servem, bem dito - ou peças inutilizadas, como pneus velhos, correntes partidas, velhas câmaras de ar, cabos, sistemas antigos de câmbio, etc? Com toda certeza, você tem um "cemitério" de peças antigas e foras de uso em casa, e não tem a menor idéia de como se livrar delas. Muitas a gente guarda para "aquele dia" em que eu vou precisar delas, e que nunca chega! A grande maioria a gente guarda porque não sabe o que fazer com elas mesmo!


Detalhe de escultura exposta na FENEARTE 2010, com partes de bicicletas reutilizadas como material

Se você não é um talentoso artista plástico para usar as peças em laboriosas esculturas metálicas, o que lhe resta é o descarte e a doação das peças. Quem pedala nos grupos sabe que existe quem não tenha recursos para equipar uma bike perfeita. Alguns nem freio tem, e qualquer peça que funcione e não tenha mais uso para você, com certeza, servirá a eles. Quando você doa, ajuda um ciclista que realmente precisa pedalar a faze-lo com mais conforto e segurança! Seja generoso!

Já se sua opção é o descarte, seja bem criterioso:
  • peças de metal podem ser simplesmente levadas a um ferro velho que compra por quilo de material.
  • Peças de borracha, câmaras e pneus, precisam ser descartados adequadamente. Procure um revendedor de pneus e pergunte se ele se importaria de incluir os seus pneus e câmaras usadas nas remessas deles para reciclagem. Como não pesa nada, com um bom papo, ele encaminha seu descarte.
  • Peças de plástico podem ser descartadas em pontos de coleta de recicláveis domésticos. Existem em supermercados e alguns pontos públicos de coleta como a Academia da Cidade, no final da Beira Rio.
Descartar, doar ou reaproveitar os materiais e peças que você não precisa mais é um ato de responsabilidade ambiental que tem tudo a ver com o uso da bicicleta. Como diria Cazuza, "Raspas e restos me interessam"!!! NOS INTERESSAM! Participe!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Excelente observação Rogério! Tenho algumas peças em desuso para substituição e,muitas vezes, me pergunto como agir quando não precisar usá-las! Reflitam sobre isso, o nosso planeta necessita de decisões inteligentes.Abrçs.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010