13 de agosto de 2010

IMPRUDÊNCIA JUSTIFICA NECESSIDADE?



Amigos...

Rodando bastante por Recife, o que se nota é um alarmante aumento da imprudência generalizado no trânsito, desde aqueles motoristas que dirigem como se a rua estivesse vazia, motoqueiros zigzagueando entre os carros, e ciclistas fazendo todo tipo de barbaridade.  E a cada momento a questão que se impõe é se tanta imprudência ao conduzir um veículo, qualquer que seja ele, pode ser justificada por uma imperiosa necessidade que só quem comete sabe qual é!

Pesquisas realizadas com 17.000 motoristas que tiveram a CNH caçada por excesso de pontos, mostra que homens com mais de 30 anos e com mais de 10 anos de direção, dirigem do seu jeito sem seguir mais as regras comuns que servem para proteger a todos.  O carro transfere uma sensação de poder que inebria e mexe com a cabeça de pessoas aparentemente sensatas no dia a dia. Transforma-as em monstros atrás da direção, com já visto aqui.

As motocicletas transformaram-se na mais recente "fábrica de viúvas", tamanho o desrespeito as leis de trânsito que promovem. Não são poucos os casos, tanto que tem justificado o aumento das campanhas educativas tentando freiar este comportamento imprudente. Será que salário de motoboy justifica tanto risco?

Já os ciclistas estão indo pelo mesmo caminho. Aqui o termo correto seria pedaleiro ou maluco, aquele que usa a bicicleta como se fosse uma pura extensão do seu comportamento como pedestre: muitos andam na contramão; vários arriscam até andar entre as duas mãos, pelo meio das vias; calçadas passam a ser ciclovias com a mínima consideração com os pedestres; "peitam" os ônibus, cortando-os nas paradas; etc. Até podemos dar um desconto que muitos que usam a bicicleta como veículo são pessoas de baixa renda e baixo nível de escolaridade, e que têm a real necessidade de usa-la, não como uma opção.  Mas será mesmo que tanta imprudência pode ser justificada pela necessidade? Eu acho que não. Tanta imprudência advém da baixa educação comunitária aliada a falta ostensiva de uma forma de punição por guiar bicicleta de forma agressiva e irresponsável. E acredito que só com muita educação e muitas campanhas na TV e no rádio, sempre repetidas, é que conseguiremos criar uma consciência do risco, e talvez melhorar esta situação. Infelizmente, é a única solução para qualquer um que resolva seguir atrás de um volante ou guidon pelas ruas do Brasil.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010