28 de agosto de 2010

MAIS COERÊNCIA SERIA BOM

Amigos...

Estava lendo no Transporte Ativo este texto e realmente me dei conta de que nossa sociedade é uma carrocracia fundada e bem estabelecida. Mesmo quando nós saímos em passeios CICLISTICOS, cuja essência é a promoção da bicicleta, carregamos alguns vinculos com o automóvel. Bons passeios são sempre associados a existência de um carro de apoio, com ou sem um trailer para levar as bikes. Muitos acham que o passeio mais legal tem de ter mesmo é um baita de um trio elétrico ou uma frevioca tocando muita música alta para todos verem. Ou seja, aquele evento organizado para promover o transporte limpo, a oxigenação e a saúde, convive com um enlatado "fumando" o ar por perto, fruto do pânico da sociedade, e do medo de ser abandonado em lugares ermos.

Dentro deste esquema estão vários grupos de ciclismo que pedalam na cidade. Como muitos o fazem à noite, o pânico dobra, e o medo de ser abandonado em lugares perigosos ou afastados, faz com que muitos achem que só se pode sair se o grupo tiver carro de apoio. Querem a garantia de ter para onde se virar em caso de problemas. Muitos inclusive vão ao encontro dos grupos de carro, levando as bikes amarradas atrás. Até dou certa razão as mulheres, porque o risco para elas andando tarde da noite pelas ruas com uma bike boa é muito grande. Os casos de predadores atacando mulheres são mais frequentes que com os homens. Mas de certa forma, isto também é incoerente: ter de usar um carro para andar de bicicleta pela cidade.

Alternativas existem!
  • Reuna amigos que pedalem na sua vizinhança, montando pontos de saída e retorno perto de suas casas, trocando celulares e telefones da sua "célula" ciclística, de forma a poder sair de casa e volta com apoio próprio. 
  • Busque e guarde o número de empresas de taxi com transbike (sim, existe!) e deixe sempre a sua mão, de forma que mesmo que você seja assaltado e a bike roubada, este número pode te salvar. 
  • Deixe sempre algum dinheiro em casa para um caso em que necessite pegar o taxi ou algum amigo avisado para qualquer emergência.
Adotar práticas simples de segurança são mais fáceis que limpar o ar da sujeira que os carros fazem. E se o problema é mecânico, aprenda como resolver alguns problemas básicos na ESCOLA DE BICICLETA e no BICYCLE TUTOR (em inglês), e descubra a sua independência em cima da magrela. Só isto já vai te deixar se sentindo muito mais coerente!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010