5 de agosto de 2010

ORDEM E PROGRESSO

Recife: de longe linda, de perto...

Amigos...

Creio que todos conhecem o lema da nossa bandeira. Meio careta a gente falar destes lemas, parece que desejo botar tudo nos eixos com frases feitas. Não é bem isto, mas tem a ver com isto!


ORDEM. Costumamos pensar em ordem como algo ditatorial. Algo reacionário, coisa da direita festiva, das elites exploradoras dos "inocentes" cidadãos. Quem pode manda, quem não pode obedece! Imposição. Mas ordem tem outro sentido. Organização! Botar ordem nas coisas é deixa-las organizadas. Botar ordem em uma cidade é deixa-la limpa, suas vias sinalizadas, demarcadas, a mobilidade de todos garantida por um sistema ordenado, confortável, pontual. A gente não quer receber a ORDEM, mas quer tudo em ORDEM!

Recife está longe de ser uma cidade em ordem. Nossas avenidas não tem sinalização horizontal, a demarcação das faixas não vê tinta a vários anos, o lixo impera no Centro por mais que a prefeitura tente ou diga que tenta resolver. Recife está abandonada à própria sorte. Quem anda pela cidade acha que ela é "terra-de-ninguém" e logo, é o lugar ideal para todo tipo de transgressores, como assassinos, ladrões, etc. Recife parece um destes mendigos de rua que qualquer mauricinho acha que pode tocar fogo, espancar, maltratar. Pintar faixas de avenidas, ordenar calçadas e paradas de ônibus, recapear as ruas e melhorar a sinalização, reorganizar os sinais para priorizar os pedestres, criar espaços e dar condição a que os ciclistas a utilizem, dará as pessoas um sinal BEM VISÍVEL de que aqui alguém está tentanto manter a ordem. De que aqui as pessoas gostam da ordem e não vão tolerar a desordem, amiga íntima dos transgressores.

Não é coisa fácil. Temos problemas de mais além destes, e a maioria não é atendida. Mas despertando nas pessoas o sentido de ORDEM, pelo menos mostraremos que tem alguém no comando da cidade. Só assim poderemos almejar uma cidade com mais PROGRESSO em todos os outros sentidos.... e o sr. João do Nada, uma reeleição! :(ECA!):

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010