18 de agosto de 2010

PRECISAMOS É DE SOLUÇÕES...

Amigos...

Algum tempo atrás, um dos meus posts criticando a PCR foi comentado anonimamente. O comentário cobrava que não bastava criticar, tinha que apontar soluções para os problemas levantados.  Afora o fato de que nenhuma ação da PCR pode ser executada se não tiver sido prevista nas leis de orçamento do município, acredito ser necessário mostrar a PCR que as necessidades existem. Ao prefeito, que tem a iniciativa de consolidar as leis orçamentárias e aos vereadores, que as aprovam, recai a obrigação de analisar as necessidades, prioriza-las e prever ações para resolvê-las, levando em conta o impacto social e financeiro da solução de cada problema. E para isto é necessário que a sociedade, os potenciais usuários de qualquer cicloinfraestrutura, seja informado dos problemas e cobre sua solução.

A grande maioria desta sociedade é cega a soluções menos diretas do que as atualmente tomadas, o que explica o que está ocorrendo em Recife. Encantados pelo uso do carro ou da motocicleta, encarando a bicicleta como um brinquedo, e limitados em seus horizontes quanto as transformações pelas quais passam as grandes cidades do planeta, esta sociedade não enxerga a necessidade real de se pensar na bicicleta como meio de transporte.  Querem mais avenidas, mais estacionamentos, mais espaço para usar seus carros. E a grande massa que não tem carro e precisa de bom transporte público e soluções individuais baratas, que se vire!

Para mostrar o que fazem de errado e sugerir soluções, é o porque deste blog existir. Até mesmo para arregaçar as mangas e fazer algo como o abaixo-assinado Ciclovias Já, cobrando uma maior atenção ao ciclista por parte dos governos municipal, estadual e federal.  Mesmo assim, creio que tenho mostrado mais os defeitos que as soluções, e minha cabeça é fertilíssima em idéias.  Assim, em breve estarei apresentando uma série de posts com idéias bem interessantes, com algum apoio visual, para fazer de Recife um local melhor para nós ciclistas. Na estréia, a questão que deixo aqui é:
CICLOVIAS (segregar o ciclista em uma canaleta) OU CICLOFAIXAS (compartilhar a infraestrutura com pedestres, carros e motos)?
Proponha a sua solução, a sua forma de ver nossa cidade, COMENTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010