18 de setembro de 2010

DMSC/2010 - CENTRO... PODIA SER OUTRO...

Panorâmica do Camelódromo na Av.Dantas Barreto. Construído para tirar os camelôes das ruas, hoje já tem camelôs e barracas por fora, toleradas pelo poder público e enfeiando ainda mais o Centro do Recife!Crédito: Guilherme Santos

Amigos...

Este é o terceiro de sete artigos sobre mobilidade em Recife. Vamos falar a realidade: se não tivesse este encontro rios com mar, pontes e cidade, Recife seria um lixo! O centro da cidade é nojento! Falta atenção dos comerciantes, sobra omissão do poder público e abunda o descaso da população em geral.

As áreas comerciais desorganizadas visualmente, sujas, degradadas e entulhadas de camelôs, reforça nossa herança comercial de caixeiros viajantes e exploradores do velho mundo, ansiosos por fazer riqueza e migrar de volta as metrópoles européias. É a faceta de explorador que ainda persiste: muitos vivem para arrancar o "ouro" da terra para gastar em algumas semanas no mundo "civilizado". Para que investir em uma bela fachada, em um trabalho de reconstrução do centro da cidade, em por pressão política junto ao poder público para melhorar o entorno, fecha-lo realmente ao tráfego de veículos, tornar-lo mais acessível a toda a população com beleza, qualidade, atratividade ao local e ao turista?! Para quê? Para isto temos shoppings! O povo não precisa de um centro bonito. Turista, para que?

E o poder público? Dominado por interesses promove a criação ostensiva de shoppings como grande oportunidade para a cidade, isolando grande parte da população que não tem carro nem coragem de frequentar ambientes "de rico"! A omissão é tão grande que quase todos os shoppings de Recife criam barreiras veladas mas ostensivas aos usuários do ônibus. Os carros podem parar na porta da loja. Os ônibus, sempre na periferia, obrigando o usuário a fazer uma boa caminhada. Devia ser o contrário. Deviam ter um terminal próximo, mais e melhores linhas para toda a cidade. E isto para nem falar nas péssimas condições dos bicicletários disponíveis e da falta completa de ciclovias e ciclofaixas para acesso a eles. Coisa que se repete no centro da cidade. Quem pensar em usar a bicicleta para fazer compras na cidade não conta com nenhum apoio dos próprios comerciantes, nem do poder público.

E a tudo isto, a massa sem educação aproveita para destruir ainda mais. A sociedade não tem orgulho de sua cidade, não a mostra com respeito e veneração aos seus visitantes. Mas afinal, o que realmente temos para nos orgulhar? De vias entulhadas de fios, sujeiras e desmandos? De carros estacionados e lixo nas portas das lojas. De ruas apertadas mas cheias de carros particulares? Qual a cidade que você quer?

Neste dia 22 de setembro, todos temos a oportunidade de tentar fazer uma Recife melhor. Deixe seu carro em casa, ande, pedale, pegue um ônibus. Contribua para uma cidade melhor e um mundo mais limpo.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010